Últimas notícias

Últimas notícias

Champions League

Liga Europa

História






Euro 2000: A França conquista a Europa mais uma vez


A Eurocopa 2000, tecnicamente, foi uma das melhores da História recheada de grandes times e jogos. Portugal tinha Pauleta, Figo e Rui Costa; a Inglaterra contava com Scholes, Beckham, Owen e Gerrard; A alemanha levou um time que mesclava veteranos como Matthäus e jovens como Ballack, Jancker e Deisler (e com isto se deu mal, por sinal); a Romênia também mesclava os veteranos Hagi, Petrescu e Dumitrescu com os jovens Mutu e Chivu; a Itália treinada por Dino Zoff tinha Maldini e a futura geração campeã Mundial em 2006, de Totti, Del Piero, Cannavaro, Zambrotta, Nesta e Pippo Inzaghi; e como esquecer da Turquia e seu time que acabou futuramente em 3º lugar na Copa de 2002, com Rustu, Hakan Unsal e Hakan Sukur, ou da Holanda de Stam, Davids, Seedorf, Overmars, Bergkamp e Kluivert, fora a Espanha de Raúl.



Mas a grande Campeã foi a França, treinada por Roger Lemerre. O inesquecível time de Barthez, Thuram, Lizarazu, Desailly, Blanc, Deschamps, Petit, Henry, Trezeguet e sobretudo, Zidane, foi deixando rivais de peso pelo caminho, e conduziu o país ao segundo título na história da competição, depois de bater a Itália na decisão. 


A Eurocopa com 16 seleções estava consolidada após o sucesso de 1996, e o torneio ganhava cada vez mais os ares de "mini Copa do Mundo". Novamente as equipes foram divididas em quatro grupos, com quatro participantes cada. Os jogos foram sempre emocionantes, e equilibrados. 
Na última rodada da fase de grupos, a Espanha protagonizou uma virada espetacular contra a Iugoslávia para avançar de fase na chave C. Os espanhóis estavam perdendo por 3x2, mas de maneira fantástica viraram para 4x3 nos minutos finais, garantindo o acesso às quartas.



No Grupo A, Portugal avançou com facilidade e 100% de aproveitamento, enquanto a Romênia ficou com a segunda vaga, e as gigantes Inglaterra e Alemanha acabaram eliminadas ainda na primeira fase. No grupo B, a Itália avançou de fase com 100% de aproveitamento, com a Turquia ficando com a segunda vaga, deixando para trás a tradicional Suécia e a dona da casa Bélgica. No grupo D, Holanda e França avançaram sem problemas.


A França derrotou a Espanha por 2x1, e avançou de fase. Turquia e Romênia, acabaram eliminadas por Portugal e Itália, respectivamente. O último jogo da história da Seleção da Iugoslávia, não foi nada legal: uma goleada por 6x1 para a Holanda, e eliminação.



Na semifinal, a França reencontrou Portugal, mesmo adversário nesta etapa na Euro 84. Nuno Gomes chegou a colocar os portugueses na frente aos 19 minutos minutos de jogo, mas Henry na segunda etapa etapa, levando o jogo para a prorrogação, onde os franceses alcançaram a vitória por 2x1, com um gol de Zidane, cobrando pênalti no finalzinho.


A outra semifinal, envolveu Itália e Holanda, e foi vencida pela Azzurra nas penalidades, após um 0 x 0 no tempo normal numa Amsterdam Arena lotada, onde brilhou a estrela do goleirão italiano Toldo, que defendeu as cobranças de De Boer e Kluivert. O arqueiro só jogou aquela euro como titular por conta do corte de Buffon.


Na final em Roterdã, a França bateu a Itália, em jogo com muito drama. Delvecchio chegou a abrir o placar para os Italianos, que resistiram até os 48 minutos do segundo tempo, quando Wiltord empatou para os Franceses, levando o jogo para a prorrogação, onde Trezeguet, com um golaço, consumou o segundo título europeu Francês.




Eurocopa 2000



Campeã: França
Países-Sede: Holanda e Bélgica
Final: França 2x1 Itália

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Post a Comment


Top