Últimas notícias

Últimas notícias

Champions League

Liga Europa

História

Bayern de Munique é Campeão da Bundesliga 2015/16


O Bayern de Munique é o campeão da Bundesliga 2015/16. O Tetracampeonato já era esperado, mas só foi consumado após a vitória por 2x1 neste Sábado, em cima do Ingolstadt, fora de casa, na penúltima rodada da competição. O título este ano veio mais tarde, não por algum demérito do Bayern, mas sim por méritos do Borussia Dortmund, que fez uma campanha digna de Campeão. Após a última rodada, o BVB pode somar 80 pontos. Ano passado, o Bayern levantou a taça com 79.


Bayern de Munique e Borussia Dortmund, por sinal, se enfrentarão na Final da Copa da Alemanha, naquele que será o último jogo de Pep Guardiola como treinador do time bávaro. Em sete temporadas como treinador (somando Barcelona e Bayern), Pep foi campeão nacional seis vezes, o que não é pouca coisa. O treinador espanhol pode ter decepcionado ao não conseguir conquistar a UEFA Champions League, um dos principais objetivos pelo qual foi contratado, mas cumpriu com perfeição duas tarefas: tornar o Bayern hegemônico na Alemanha e dar ao time um estilo mais atraente de jogo.


A transição entre o Bayern pragmático de Heynckes, e o do tiki-taka de Guardiola, não foi fácil. E sim, Guardiola foi vencedor. Conquistou três vezes consecutivas a Bundesliga. Louis van Gaal e Heynckes, por exemplo, não conseguiram vencer duas vezes seguidas de maneira seguida o Campeonato alemão, mesmo com elencos bem mais caros que os demais rivais.

Acima de tudo, Guardiola transformou o Bayern de Munique em uma máquina de jogar futebol. O time tem sempre mais posse de bola que o adversário. Amassa, esmaga, especialmente dentro da Allianz Arena. Não importa, se é o Barcelona ou o Mainz 05 que está ali na frente, o Bayern irá ser dominador jogando em seu estádio, e não mudará a maneira como joga. O único jogo, durante os três anos na Baviera onde Guardiola postou o seu time atrás foi contra o Barça no Camp Nou, algo compreensível.

Muitas vezes, especialmente no mata-mata, você ganha porque alguém tinha de vencer, e outras perde porque tinha de perder. O Bayern de Guardiola foi contemporâneo do Real Madrid do trio BBC, do Barcelona do trio MSN e do Atlético de Madrid. Ironia do destino caiu diante de três equipes do mesmo país que consagrou o estilo de jogo do toque de bola. Mas mais porque alguém tinha que perder, do que porque não podia ganhar.


Nos pontos corridos, se você tem o melhor elenco tem de ganhar. E ganhar jogando bem. O Bayern de Guardiola fez isto: conquistou três Bundesligas, jogando bem. Ninguém sabe como será o Bayern de Ancelotti, sucessor de Pep, que assumirá o clube nos próximos meses. Mas o legado de Guardiola, certamente já foi plantado no futebol alemão, trouxe e trará bons frutos nos próximos anos.

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Post a Comment


Top