A Champions League e a Alemanha Oriental



http://trivela.uol.com.br/wp-content/uploads/2014/11/dynamo.jpg



Neste domingo, o mundo lembra os 25 anos da queda do muro de Berlim, que dividia a Alemanha em Ocidental e Oriental. Nunca um clube da extinta Alemanha Oriental ganhou a UEFA Champions League, ou a Copa dos Campeões como era conhecida na época, mas alguns clubes tiveram pequenos brilhos.

O Dynamo de Berlin tem uma História que vai da Glória ao vexame de uma maneira impressionante. Maior potência do futebol da RDA, o clube, no entanto, sempre se viu envolto a acusações de corrupção, compra de resultados e doping, e na sombra da imagem do cruel Erich Mielke, que fez a agremiação ganhar a qualquer preço. Na Copa Européia, o desempenho do clube nunca foi grandes coisas, mas no Futebol local, o Dynamo Berlim se sagrou dez vezes consecutivas campeão Nacional, entre os anos de 1979 e 1988, e disputou a Champions entre 1980 e 1989. Nunca o clube passou das quartas de final, mas conseguiu na primeira ocasião derrotar o Nottingham Forest na Inglaterra por 1 x 0. Vale lembrar que futuramente o Forest alcançaria nesta edição o bicampeonato Europeu. Para isto, os ingleses tiveram logicamente que reverter a vantagem na Berlim Oriental, aplicando um grande 3 x 0.

Após a reunificação alemã, o Dynamo se viu novamente no anonimato, e hoje disputa as divisões inferiores da Bundesliga. Mesmo destino de equipes como Magdburg, Carl-Zeiss Jena, Lokomotiv Leipzig e Dynamo de Dresden, que também tiveram pequenos brilhos na Europa, mas hoje mal conseguem sobreviver.


http://trivela.uol.com.br/wp-content/uploads/2014/11/muller.jpg


O Dynamo Dresden também tem história para contar na Liga dos Campeões. O Dresden eliminou a Juventus na Liga dos Campeões de 1973/74, e deu muito trabalho ao Bayern de Munique, que conquistaria três taças na sequência. O Bayern jogou o primeiro jogo em casa, e foi para o intervalo perdendo por 3 X 2. No segundo tempo, gols de Roth e Muller deram a virada para o Gigante da Baviera. Na partida de volta, o Bayern chegou a abrir 2 X 0 , mas três gols do Dresden deram o empate no agregado, e a vantagem no Saldo qualificado aos Alemães orientais .Um gol Milagroso de Gerd Muller deu o empate ao Bayern e a vantagem de 7 X 6 no agregado, além da consequente vaga para a próxima fase.




O últimos suspiro da Alemanha Oriental na Champions League foi na última edição com o nome e formato de Copa dos Campeões, com o Hansa Rostock, o último campeão da Alemanha oriental. O clube chegou a derrotar o Barcelona por 1 x 0, mas não fez muito mais do que isto. Na Bundesliga acabou rebaixado, e após passar alguns anos subindo e descendo, se estabilizou nas divisões inferiores.


O clube mais promissor da antiga Alemanhã Oriental hoje é o RB Leipzig. Mantido pela Red Bull e fundado após a Copa de 2006, a agremiação tem um projeto de estar na Bundesliga e na Champions League em um futuro bem próximo, e se possível montar equipes competitivas. Vem de uma ascensão fantástica nas divisões inferiores do Futebol alemão.

Tecnologia do Blogger.