Últimas notícias

Últimas notícias

Champions League

Liga Europa

História


A História do Derby della Capitale: Lazio x Roma




Há algumas rivalidades que vão além do futebol. Este é o caso do ódio existente entre Lazio e Roma. A cada vez que as duas equipes se enfrentam, o Estádio Olímpico treme, e os olhos da Itália se voltam para o dérbi da capital.

A Roma é o clube mais popular nas regiões centrais e nobres da cidade, enquanto os apoiadores da lazio estão localizado nos arredores da região.



A Lazio, foi fundada no ano 1900 por membros do exército italiano, enquanto a Roma tem sua origem em membros do Partido Nacional Fascista, e foi criada em 1927 através da fusão de três equipes, com intuito de criar uma associação de futebol capaz de ser a mais forte do Continente Europeu. Ela levava consiga a Loba, uma referência a formação do Império Romano e o orgulho da cidade e da Itália. Ironia do destino, a Lazio por pouco não entrou nesta fusão. Membros do mesmo partido, torcedores Biancocelestes, preferiram manter a Lazio como uma agremiação separada, e mal sabiam que estavam criando um pedaço da História das rivalidades no Mundo do Futebol.



A Lazio definiu o azul grego como sua cor, e a águia imperial de Júpiter como o seu símbolo, enquanto a Roma escolheu o vermelho e o amarelo do Império Romano como cores, e a loba, símbolo da cidade fundada pelos irmãos Rômulo e Remo como o animal guardião. Uma Loba, segundo reza a lenda, teria amamentado Rômulo e Remo quando pequenos, e os salvou da morte.Vale lembrar, que o ditador fascista Benito Mussolini era torcedor fanático da Lazio. No seu governo, os dois clubes da Capital viveram alguns de seus melhores momentos na História, e a torcida, especialmente da Lazio, se propagou muito, em função do alto apoio de parte da população ao ditador. A Roma, contudo, foi se associando com o tempo à esquerda, enquanto a Lazio se manteve fiel à direita. Logo, o Dérbi tomou uma conotação política, tema onde a rivalidade impera tanto quanto ou mais que o futebol.


O primeiro jogo entre Roma e Lazio aconteceu no dia 8 de dezembro de 1929, e teve vitória da Loba por 1 a 0. Ao marcar o gol da vitória romanista, Volk se converteu no autor do primeiro gol da História do Derby della Capitale. A primeira vitória da Lazio no Dérbi aconteceria no dia 23 de outubro de 1932, enquanto o primeiro dérbi no Estádio Olímpico, aconteceu no dia  29 de novembro de 1953, e terminou empatado em 1 a 1: gols de Carlo Galli, para a Roma, e Pasquale Vivolo, para a Lazio.



A Roma já conquistou 3 escudettos (1942, 1983 e 2001), enquanto a Lazio tem dois títulos Italianos (1974 e 2000). O grande momento da História do Dérbi foi a final da Copa Itália 2013-2014. No dia 26 de maio de 2013, a Lazio derrotou por 1 a 0 a Roma no Stadio Olimpico, com gol de Lulić, e conquistou o primeiro título disputado em final entre os dois clubes.








Os dérbis mais marcantes aconteceram em 1998, quando os biancocelesti eliminaram os arqui-inimigos nas quartas de final com vitórias por 2 a 1 e 4 a 1 – na maior goleada do time na história do dérbi. Depois disso, a equipe estrelada por Pavel Nedved, Alessandro Nesta, Alen Boksic e Vladimir Jugovic deixou pelo caminho Juventus e Milan para levantar o título.


Neste meio tempo, alguns personagens entraram para a História do Dérbi. O mais recente e inesquecível, é sem dúvida, Francesco Totti. Com 32 dérbis disputados, é o recordista de participações e de vitórias, com 10, ao lado de Guido Massetti. Já o recordista de gols é outro ídolo Romanista: Dino da Costa, com 11 gols. Um outro grande nome na história do confronto é Vincenzo Montella, único jogador a marcar quatro vezes no dérbi romano, em um 5 a 1 da Roma sobre a Lazio na temporada 2001-02. Os jogadores que mais atuaram pela Lazio foram Giuseppe Wilson, com 22 jogos e Silvio Piola  com 19 aparições.




O único jogador que marcou gols pelas duas equipes no dérbi é o sueco Arne Selmosson. Ele fez dois gols pela Lazio e três para a Roma, nos anos de 1950.



Retrospecto entre as Equipes:



Roma: 65 vitórias, 225 gols
Lazio: 50 vitórias, 179 gols
Empates: 63
Total de jogos: 179
Total de gols: 403

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Post a Comment


Top