Euro 1980: O bicampeonato da Alemanha

Euro 1980: O bicampeonato da Alemanha


Euro 1980: O bicampeonato da Alemanha



Com a Eurocopa crescendo cada vez mais em popularidade, a UEFA decidiu para a edição de 1980, ampliar a fase final competição. Ao invés das tradicionais 4 seleções, o número de participantes foi ampliado para 8: sete equipes classificadas nas eliminatórias, mais o país sede da etapa decisiva.


As 31 seleções foram divididas em três pentagonais e quatro quadrangulares nas eliminatórias. Os vencedores de cada grupo se juntavam à Itália, país sede na fase final. Se classificaram: Bélgica, Espanha, Holanda, Tchecoslováquia, Grécia, Inglaterra e Alemanha Ocidental.

As oito seleções foram divididas em dois grupos de quatro equipes. No Grupo 1, ficaram Holanda (já não tão forte quanto nos anos 70, e ainda não tão brilhante como no final dos anos 80 e anos 90), Grécia (estreante no torneio), Tchecoslováquia (campeã em 1976), e Alemanha, que com 5 pontos terminou em primeiro lugar. Os Tchecos e os holandeses ficaram em segundo com 3, enquanto a Grécia foi lanterna, com 1 pontinho.

No Grupo 2, ficaram a dona da casa Itália , Inglaterra, Bélgica e Espanha. Os italianos não puderam contar com o suspenso Paolo Rossi, mas ainda assim tinham um time forte. A Inglaterra contava com o Bola de Ouro de 1978 e 1979 Kevin Keegan, e a Espanha tinha uma geração relativamente, até que boa. Contudo, quem terminou na primeira colocação da chave foi a Bélgica, que alcançaria assim a primeira grande final de sua história.


Não haveriam semifinais, com os primeiros colocados de cada grupo avançando direto para a decisão, e os segundos de cada chave apenas definindo 3º e 4º. O último lugar no pódio ficou com a Tchecoslováquia, que venceu a Itália por 9-8 nas penalidades, após empate em 1x1 durante o tempo normal no Stadio San Paolo, em Nápoles.

A grande final aconteceu no Stadio Olímpico de Roma. Com dois gols de Horst Hrubesch os alemães bateram os Belgas por 2 x 1, e conquistaram o seu segundo título europeu da História.


Euro 1980:


Campeã: Alemanha


País-Sede: Itália

Final: Alemanha 2x1 Bélgica 


 
Tecnologia do Blogger.