Últimas notícias

Últimas notícias

Champions League

Liga Europa

História

Euro 1976: A origem do Termo "Panenka"





Como já dito aqui, anteriormente, até os anos de 1980, a Eurocopa tinha um outro formato, e só era jogada em sede única, a partir da fase semifinal. As etapas anteriores, eram tratadas como eliminatórias.

Apenas as semifinais e a final aconteciam em sede única, e a sede da fase Final da Eurocopa foi a Iugoslávia. A competição se desenvolveu em territórios hoje pertencentes à Sérvia e Croácia, mais precisamente nas cidades de Belgrado e Zagreb.
 


Campeã do torneio, a seleção da extinta Tchecoslováquia teve de passar pelo difícil Grupo 1, que também contava com Inglaterra, Portugal e Chipre, para tornar real, aquilo que para muitos era impossível.
A equipe do leste Europeu ainda teve de passar pela hoje também extinta União Soviética nas quartas, para enfim chegar na fase decisiva. Também garantiram vaga lá, Alemanha Ocidental, Holanda e a dona da cada, a Iugoslávia.

Uma semi-final teve o confronto entre Holanda e Tchecoslováquia, e a outra colocou frente a frente Alemanha Ocidental e Iugoslávia. A Alemanha venceu a os iugoslávos por 4x2, na prorrogação, e alcançou a final. O mundo esperava uma reedição da Final da Copa do Mundo de 1974, entre alemães e holandeses, mas não foi isto que aconteceu.


Tchecoslováquia derrotou a Holanda de Cruyff, na outra semi, em Zagreb, por 3x1, também necessitando de prorrogação, e alcançou a final da Euro. Mas as façanhas não iriam parar por ali.


Na decisão do terceiro lugar, a Holanda venceu a Iugoslávia por 3x2, e levou a melhor. Na Final, Tchecoslováquia e Alemanha empataram em 2x2 no tempo normal e nos pênaltis, o que levou o jogo para os pênaltis.
Nas grandes penalidades, as quatro primeiras cobranças de ambas as equipes foram convertidas, até que o alemão Uli Hoeneß mandou a sua tentativa seu sobre o travessão. O quinto cobrador Tcheco seria Panenka, possivelmente o maior jogador do país, depois do também lendário Masopust.  Ele chutou a Bola de maneira com que ala fizesse uma lenta parábola vertical em direção ao meio do gol, após o goleiro alemão Sepp Maier se atirar na direção de um dos cantos. A Cobrança deu o título Europeu ao país do Leste, e de quebra entrou para a História como a primeira "Cavadinha", que graças à isto também recebe a alcunha de "Panenka".


Euro 1976:
Campeã: Checoslováquia
País-Sede: Iugoslávia
Final: Checoslováquia 2 x 2 Alemanha (5 x 3 nos pênaltis)







«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Top