Últimas notícias

Últimas notícias

Grandes Times

Rivalidades

História

Borussia Dortmund x Schalke O dérbi do Vale do Ruhr



Borussia Dortmund x Schalke: O dérbi do Vale do Ruhr



O dérbi do Ruhr, ou Revierderby, no alemão, é o confronto de maior rivalidade do futebol germãnico. Borussia Dortmund e Schalke 04 protagonizam a maior e mais equilibrada rivalidade da era Bundesliga, e param a Alemanha a cada edição do clássico.



Schalke 04 e Borussia Dortmund tem as maiores torcidas do Ruhr, e as duas maiores da Alemanha, de uma maneira geral só perdendo para o Bayern de Munique. O primeiro dérbi do Ruhr da história aconteceu em 1925 e o Schalke venceu por 4 a 2.


A rivalidade ganhou força durante o regime nazista, quando o Schalke dominava o futebol alemão, ao lado do Nuremberg. Vale lembrar que durante muitos anos o Campeonato alemão era regionalizado, polarizando ainda mais a disputa entre os dois, e acirrando os ânimos. No pós guerra, o Borussia Dortmund cresceu muito, e o Schalke perdeu forças. Na década de 1960, mas precisamente em 1966, os aurinegros se tornaram o primeiro clube alemão a vencer um torneio continental, ao conquistar a hoje extinta Recopa européia. A maior conquista do Borussia Dortmund foi a Champions League da temporada 1996-1997, mesmo ano em que o Schalke alcançou a sua maior glória continental, a Copa da UEFA. Na Bundesliga, o Borussia Dortmund já se sagrou Campeão nove vezes, contra quatro do Schalke.


O Vale de Ruhr é a região metropolitana mais populosa da Alemanha, a principal área do estado da Renânia do Norte-Vestfália, e o maior pólo industrial da Europa. Ela fica situada às margens do Rio do Ruhr. A cidade de Dortmund, casa do BVB, e Gelsenkirchen, cidade do Schalke, estão entre as mais importantes do Vale.

Hoje, o Borussia Dortmund parece um degrau na frente do Schalke, e luta, de maneira desigual, com o Bayern pela ponta na Alemanha, enquanto os azuis reais são coadjuvantes na disputa pelo título. Mas, a cada dérbi do Ruhr, as coisas se igualam, e os jogos sempre são para lá de emocionantes.





«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Post a Comment


Top