Últimas notícias

Últimas notícias

Grandes Times

Rivalidades

História

Olympiakos x Panathinaikos: O dérbi dos inimigos eternos.

Olympiakos x Panathinaikos: O dérbi dos inimigos eternos gregos


O dérbi dos inimigos eternos. Assim é conhecido o maior clássico do futebol grego, disputado por Olympiacos e Panathinaikos. Uma rivalidade poliesportiva, que transcende o futebol, e avança para o basquete, o vôlei, o polo aquático. Já tivemoa diversos confrontos sangrentos entre as torcidas das duas equipes, que como toda a grande agremiação desportiva despertam a paixão de milhares de pessoas, mas também atraem o interesse dos chamados Hooligans.

Os dois clubes tem origens bem distintas. Enquanto o Panathinaikos foi fundado em 1908, na cidade de Atenas, pela alta classe grega, o rival Olympiacos foi fundado em 1925, na cidade de Pireus (região metropolitana de Atenas), pela classe trabalhadora.

O primeiro jogo de futebol entre as duas equipes aconteceu em 1930, com goleada do Panathinaikos por 8x2. Contudo, de lá para cá foram 183 confrontos, com boa vantagem do Olympiacos, que já soma quase 80 vitórias, contra pouco mais de 40 do rival.

Ao todo, o Olympiacos já conquistou 43 campeonatos gregos, 27 copas da Grécia e 4 supercopas da Grécia, enquanto o Panathinaikos já se sagrou campeão de 20 campeonatos gregos, 17 Copas da Grécia e 4 Supercopas da Grécia.

O único time grego a alcançar uma final de Copa/Liga dos Campeões é o Panathinaikos, que o fez em 1971. Naquela ocasião os verdes não foram páreos para o Ajax, de Johan Cuyff.

O maior artilheiro da história do derbi grego é Giorgos Sideris, que defendeu o Olympiakos nos anos 60 e começo dos anos 70. Ao todo, ele marcou 13 gols nos Clássicos.


«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Top