Últimas notícias

Últimas notícias

Grandes Times

Rivalidades

História



Entre tantas rivalidades no futebol britânico, o Tyne-Wear derby é um dos que mais se destaca. Newcastle e Sunderland fazem um confronto cheio de rivalidades políticas, o que o torna diferenciado dos outros confrontos ingleses.

Acima e antes da rivalidade entre clubes, já existia a rivalidade entre s cidades de Newcastle (Tyneside) e Sunderland (Wearside). A primeira, sempre foi a queridinha do governo Real britânico, e por isto, se fortaleceu como potência carvoeira, e maior força econômica da região. Já Sunderland, é um município mais pobre e ligado ao parlamentarismo do Reino Unido.


O irmão mais velho do Tyne-Wear derby é o Sunderland, que foi fundado em 1879. O clube, que ficou conhecido como os Black Cats, teve a sua origem em uma escola da região. 
O Newcastle Unidet foi criado em 1892, resultado da fusão do Newcastle East com o Newcastle West, dois clubes de futebol que já existiam na cidade. O Newcastle e os seus torcedores são conhecidos pelo apelido de Magpies. O primeiro Tyne-Wear derby entre Newcastle e Sunderland, de caráter oficial da história, aconteceu em 1898, com vitória dos Magpies por 3x2.

Até 1913, Newcastle e Sunderland eram, ao lado do Aston Villa, os clubes mais vitoriosos do futebol inglês. Hoje, juntos, eles tem um jejum de 74 anos sem conquistar o Campeonato da Inglaterra. O Newcastle conquistou quatro vezes o campeonato inglês, seis vezes a Copa da Inglaterra e uma vez a Supercopa da Inglaterra, além de já ter ganho uma Copa das cidades com feira (precursora da Copa da UEFA/Liga Europa) e um Intertoto. Em contra partida, o Sunderland já conquistou seis vezes o England Championship, e duas vezes a FA Cup.


O dérbi conta com alguns episódios de tensão entre as torcidas. O último deles aconteceu em 2008, quando torcedores do Sunderland invadiram o gramado do Stadium Of Light tentando pegar o provocador jogador do Newcastle, Joey Barton.


Não há expectativas, de que uma destas equipes possa brigar pelo título da Premier League tão cedo, e as duas tendem a se preocupar mais em não cair, ou com a queda, voltar para a elite, do que com a taça em um curto prazo - o que não quer dizer que este clássico se torne menos espetacular, quando acontece.

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Top