Últimas notícias

Últimas notícias

Champions League

Liga Europa

História



Juventus x Torino: o Derby della Mole



Uma das cidades mais importantes para a indústria na Europa, Turim, situada ao norte da Itália, mantém a tradição de um dos maiores dérbis do futebol Mundial.



Tudo começou quando, o italiano Eduardo Bosio retornou à Turim depois de um período estudando na Inglaterra. Isto aconteceu em 1887. Bosio trouxe consigo a paixão pelo futebol. Não demorou muito para que fossem fundados na cidade o Internazionale Torino e o Torinese, que se fundiram em 1906, criando o AC Torino, mudaria seu nome depois para Torino Football Club. Já a Juventus foi fundada por alguns estudantes, no ano de 1897.


Se no começo o Torino era o time do povo, aos poucos, a Juventus, bancada pela família Agnelli, dona da FIAT, foi se consolidando como a grande equipe italiana. A FIAT contratava muitos funcionários, que passavam a torcer pela equipe bianconera, tornando a mesma a mais popular da Itália, especiais a partir dos anos 20.


Em 1949, o Torino tinha a melhor equipe da Europa, e e encatava o planeta. O futebol começava a sua internacionalização, e os Toros tinham tudo para se consolidar como uma marca internacional, até que ocorreu uma fatalidade. Quando retornava de uma viagem à Lisboa, o avião que transportava o Torino, chocou-se com a Basílica de Superga, perto de Turim. O acidente se deu, pois por conta de uma tempestade, o avião teve que voar numa baixa altitude, em meio a muita neblina. Parte do elenco acabou vitimada. Mesmo assim, o Torino decidiu seguir jogando, e o clube não sucumbiu, nem por um desastre destes. Mesmo o rebaixamento Fragata em 1959, durou apenas uma temporada, pois já em 50 a equipe estavade volta à elited


Após o desastre da Superga, o grande momento do Torino se deu na temporada 1975-1976. O Toro tinha seis pontos menos que a rival Juventus, que liderava o Campeonato, faltando três rodadas para o final. Na época, cada vitoria valia dois pontos. Pois o Toro, com três vitórias, levantou a taça, já que a Juve acabou perdendo seus três jogos, incluindo o confronto direto entre eles. Contuso, ainda dá para dizer que a Juventus tem um cartel de taças bem maior. A Veccia Signora já conquistou  Campeonato Italiano 32 vezes o Campeonato Italiano, 10 vezes a Coppa Italia, sete vezes a Supercopa, duas vezes a UEFA Champions League, três vezes a Copa da UEFA, além de ter ganhou duas Supercopas da UEFA, e dois Mundiais de Clubes. No total, o Torino já conquistou sete vezes o Calcio, cinco vezes a Coppa Italia, e uma vez a Mitropa Cup, torneio precursor da Champions League.

O maior artilheiro da história do dérbi de Turim é Giampiero Boniperti, que defendeu a Juventus entre 1946 e 1961, marcando 14 gols no Clássico.

Hoje, dá para dizer que este é um dérbi um pouco desequilibrado, mesmo que o Torino tenha voltado a crescer recentemente, e a rivalidade em cada partida aproxime um pouco as coisas, diminuindo qualquer diferença técnica.

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Top