Últimas notícias

Últimas notícias

Grandes Times

Rivalidades

História






Se você é fã do futebol do leste da Europa, já deve ter ouvido falar de Ferencváros e Ujpést, os dois maiores clubes da Hungria.


A rivalidade entre os dois clubes começou na década de 1930, quando o Újpest ganhou o seu primeiro título da Liga húngara. Desde então, os dois tem competido de maneira assídua pelo domínio do futebol húngaro, mesmo que durante muitos anos, a maior rivalidade do futebol húngaro tenha sido entre Ferencváros e MTK Budapeste, equipes mais fortes do país no período pré-Segunda Guerra Mundial.

O irmão mais Velho do dérbi é o Ujpést, que surgiu em 1885, enquanto o Ferencváros foi fundado em 1889. Enquanto o Ferencváros é de Budapeste, o rival é da própria cidade de Ujpést.

Contudo, por muitos anos, não foi nem Ujpést, nem Ferencváros, o grande dominador do futebol húngaro, e sim o Hónved. Liderado por Puskas e Kocsis, o clube, que  serviu de base para a Seleção da Hungria vice-campeã Mundial em 1954. Somente após a revolução húngara, mas ao final dos anos de 1950, é que o Hónved ruiu, o Ferencváros conseguiu retomar a sua força, e o Ujpést passou a ser controlado pelo Ministério da Defesa, se tornando assim a Segunda grande força do Futebol húngaro.


Apesar do momento atual o Ferencváros já conquistou 28 vezes o Campeonato húngaro, e 20 vezes a Copa da Hungria, além de ter ganho quatro Supercopas do país, enquanto o Ujpést já venceu 20 vezes a Liga da Hungria, oito vezes a Copa da Hungria e duas vezes a Supercopa.


Hoje, os dois perderam o domínio do Futebol Húngaro para o Debreceni. A equipe, conquistou de 2004 para cá, sete vezes o Campeonato Húngaro, sendo inclusive o atual Campeão, além de já ter conquistado, só no Século XXI, seis Copas e cinco Supercopas da Hungria.

Na temporada 2009/2010, o Debreceni esteve presente na fase de grupos Liga dos Campeões, após ter eliminado na 3ª pré-eliminatória o Levski de Sófia no Caminho dos Campeões. Se tornou assim, o segundo clube húngara a alcançar tal feito, igualando o Ferencváros, que o fez em 1995. O Ujpést nunca esteve presente na fase de grupos de uma Liga dos Campeões

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Top