Últimas notícias

Últimas notícias

Champions League

Liga Europa

História




A História da Eurocopa de 1960

Certamente, a Eurocopa é o segundo torneio mais importante do planeta entre seleções, ficando atrás apenas e tão somente da Copa do Mundo. Em um esporte onde os Jogos Olímpicos não tem um papel fundamental, é comum ouvir a expressão "Copa do Mundo sem Brasil e Argentina” relacionada ao torneio que reúne as principais nações do Velho Continente. 
A idéia original da Eurocopa surgiu ainda em 1927, pelo o francês Henri Delaunay, que a consumou apenas após a fundação da UEFA , em 1954. Uma curiosidade é que Delaunay morreu em 1955, sem ver o sucesso de seu projeto. Seu filho Pierre foi quem assumiu o processo, e com o apoio de outros órgãos, como o jornal francês L’Equipe, onde estava na época Gabriel Hanot, o grande idealizador da Liga dos Campeões, colocou já em prática no ano de 1958 as primeiras eliminatórias para a então Taça das Nações Europeias. Vale ressaltar também que o troféu do torneio ganhou o nome de Henri Delaunay, como homenagem póstuma ao seu "pai".
A primeira fase final de eurocopa contou com apenas quatro seleções, que disputavam semifinais e final. Apenas em 1968 o certame ganhou o formato de "open", com uma sede fixa, mas ainda quatro times, número aumentado para oito em 1980, para dezesseis, em 1996 e mais recentemente, para 24 equipes na próxima edição, que será realizada em 2016, na França.
União Soviética e Iugoslávia decidiram a primeira Eurocopa da História em 1960, no estádio Parc des Princes, em Paris, na França. Galic pôs a Iugoslávia na frente ainda na primeira etapa, mas Metreveli empatou para os soviéticos no segundo tempo. O grande destaque da partida, no entanto, foi o goleiro Lev Yashin da União Soviética, com defesas espetaculares.
Na prorrogação, Viktor Ponedelnik marcou e deu o primeiro título da História da Euro aos soviéticos.


«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Post a Comment


Top