Estrela Vermelha x Partizan: A história do dérbi Sérvio




O dérbi sérvio, ou Večiti derbi (dérbi eterno), conta com uma das maiores rivalidades do futebol europeu. As torcidas do Estrela Vermelha (Crvena zvezda) e do Partizan Belgrado (FK Partizan) lotam o "Marakana" sérvio, para propiciar um dos maiores espetáculos do planeta bola, a cada jogo entre as duas equipes.

A História

O Estrela Vermelha foi fundado em 4 de março de 1945, por integrantes da Aliança Unida da Juventude Anti-Fascista (United alliance of anti-fascist Youth), enquanto o Partizan, tem sua origem em 4 de outubro do mesmo ano, criado pelo exército do Estado do país, então comunista. A Aliança unida era o principal órgão opositor ao governo, daí a rivalidade entre ambos.

O primeiro Večiti derbi foi disputado em janeiro de 1947, com vitória do Estrela Vermelha por 4x3. De lá para cá, são, são mais de 238 dérbis, com algumas controvérsias nas Estatísticas. Na liga sérvia, até 2016, tinhamos 61 vitórias do Estrela Vermelha, 45 triunfos do Partizan, e ainda 41 empates.

Por muito tempo, durante a existência da Iugoslávia, os dois também mantiveram uma grande rivalidade com os Clubes croatas, em especial o Dinamo Zagreb e o Hajduk Split. Cada confronto era motivo para o surgimento de verdadeiras batalhas campais nas arquibancadas, algo natural em uma região cheia de conflitos.

Em termos de títulos, a vantagem é do Estrela Vermelha, que além de troféus locais, também já conquistou uma Copa dos Campeões da Europa, em 1991.

O maior artilheiro do dérbi Sérvio foi Marcp Valok, que marcou 13 gols no confronto, com a camisa do Partizan.


Tecnologia do Blogger.