Últimas notícias

Últimas notícias

Champions League

Liga Europa

História

Athletic Bilbao x Real Sociedad: o Dérbi Basco


Quem acompanha o futebol espanhol sabe do simbolismo e da importância do regionalismo para as Comunidades autônomas, pequenas nações embutidas dentro de um grande e diversificado país, dentre as quais, futebolisticamente, podemos destacar a Comunidade de Madrid, a Andaluzia, a Catalunha, a Galiza e o País Basco. Talvez, por diversos fatores, o grande dérbi basco seja o confronto regional mais importante. Não é o de maior rivalidade, mais títulos ou desequilíbrio, mas o que desperta o maior sentimento.

Tanto o Athletic Bilbao, quanto a Real Sociedad, representam acima de tudo a Ikurriña, a bandeira basca, símbolo nacional de Euskadi, um dos povos mais antigos de toda a Europa. As duas agremiações são símbolos do historicamente oprimido País Basco, algo que mesmo com tantas diferenças, as aproximam.


Resultado de imagem para derby basco

Sim, a Real usa o azul, e o Athletic o vermelho. A Real tem origem na classe operária, o Athletic na burguesia. A Real Sociedad conta com a coroa real espanhola no escudo, o Bilbao apoia mais os movimentos separatistas. Contudo, o sentimento de união e respeito entre as torcidas é maior do que tudo. Tanto a religiosa Bilbao, quanto a metropolitana San Sebastian, param a cada Clássico. Vale destacar que a capital do País Basco é Vitória, e Pamplona é a capital da província de Navarra.

Sem dúvidas, o time de maior sucesso da região basca é o Athletic Bilbao. São oito conquistas de Campeonato espanhol, contra apenas duas da Real Sociedad, que viveu o seu melhor momento no começo dos anos de 1980.

O primeiro confronto entre a Real Sociedad e o Athletic Bilbao aconteceu em 1909, embora o primeiro jogo oficial só tenha acontecido em 1929, no dia 10 de fevereiro, um empate em 1 a 1. 


Resultado de imagem para derby basco

Em 1935, tivemos a maior goleada do dérbi atacante hoje, um 7x0 do Athletic em San Mamés. Os anos de maior supremacia do Bilbao no Dérbi, foram justamente os de Rafael Moreno Aranzadi, o famoso Pichichi, na equipe. Goleador nato, até hoje ele dá nome ao prêmio de artilheiro do Campeonato Espanhol. Pichichi morreu jovem, com apenas com trinta anos, em 1922, vitima do tifo, mas nunca foi esquecido.

Ao todo, Real Sociedad e Athletic Bilbao já se enfrentaram em 155 partidas oficiais, com 63 vitórias do Athletic, 50 vitórias da Real Sociedad e 41 empates. Foram marcados 202 gols por parte do time azul e branco, e 253 por parte da equipe vermelha e branca.

Resultado de imagem para Athletic Bilbao x Real Sociedad

O Athletic Bilbao só aceita jogadores nativos ou descendentes de bascos até hoje nas suas categorias de base, política similar à da Real Sociedad até os anos de 1980, mesmo na época em que ganhou duas ligas espanholas consecutivas (1981 e 1982). Somente ao final da década, o clube passou a aceitar estrangeiros.


Hoje, é realmente complicado para Athletic e Real comperirem com Barcelona, Real e Atlético de Madrid. Mesmo assim, recentemente, o Bilbao conquistou uma Supercopa espanhola, goleando o Campeão europeu Barcelona no San Mamés por 4x0, e segurando os rivais no Camp Nou. O San Mamés, por sinal, é um dos Estadioa mais temidos do futebol espanhol, assim como o Anoeta da Real. Outros clubes bascos, como o Osasuna e o Eibar também tem conseguido algum sucesso recente, aumentando mais ainda o poder da região em La Liga.

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Post a Comment


Top