Conexão Europa-China: Quem trocou o continente europeu pelo asiático




A janela de transferências de Inverno de 2016, foi marcada por um fenômeno até certo ponto inédito. Desta vez, o futebol europeu deixou de ser só comprador, e virou também vendedor. Vários jogadores pegaram a conexão Europa-China e foram defender equipes da Chinese Superleague.

Nos últimos dias, tomaram o rumo da maior nação da Ásia, diversos nomes, como Jackson Martínez, Alex Teixeira, Gervinho, Fredy Guarín, Fredy Montero, Ramíres e Gael Kakuta. O próximo a seguir este destino é Lavezzi, que deve deixar o Paris Saint-Germain para atuar no Shangai Shenhua, e se tornar um dos atletas mais bem pagos do planeta.


Jogadores que trocaram a Europa pela China em 2016:


- Alex Teixeira (Jiangsu Suning). Com apenas 26 anos de idade, vivia o melhor momento da carreira e lutava pela chuteira de Ouro, jogando com o Shakhtar Donetsk. Chelsea, Liverpool e Paris Saint-Germain se interessavam pelo seu futebol, mas o Shakhtar Donetsko vendeu ao Jiangsu Suning por 50 milhões de euros.

-  Jackson Martínez (Guangzhou Evergrande). Por 42 milhões de euros, o colombiano trocou o Atlético de Madrid pelo futebol chinês. Há seis meses, era um dos atacantes mais cobiçados da Europa.

Ramires (Jiangsu Suning). Com apenas 28 anos de idade, Ramires, um dos destaques do Chelsea na conquista da Champions League em 2012, foi vendido pelo clube ao Jiangsu Suning por 28 milhões de euros. Tinha condições de seguir jogando em várias equipes da Europa.

→ Gervinho (Hebei China Fortune). Outro jogador de apenas 28 anos de idade, que foi para o futebol chinês, mesmo atuando em boa forma.

-  Fredy Guarín (Shanghai Shenhua). O colombiano trocou a Internazionale pelo Shanghai Shenhua por 13 milhões de euros.

- Fredy Montero (Tianjin Teda). O artilheiro colombiano deixou o Sporting Lisboa para se juntar ao Tianjin Teda. Era ídolo da torcida dos leões, mas foi seduzido pelo dinheiro chinês.

- Gael Kakuta (Hebei China Fortune) Uma das maiores promessas do futebol francês, ainda não explodiu como se esperava, mas não teve paciência para aguardar e acabou indo jogar no Hebei da China. Tem apenas 24 anos de idade.


- Stéphane Mbia (Hebei China Fortuna).Destaque do Sevilla na conquista da Liga Europa 2013-2014, é outro que vai fazer companhia a Kakuta e Gervinho no Hebei.

- Ezequiel Lavezzi (Shanghai Shenhua). Ainda não foi confirmado, mas Pocho deverá ir jogar no Shanghai Shenhua, ao lado de Guarín, Giovanni Moreno e Demba Ba. O clube também tem interesse em outro destaque do PSG: Zlatan Ibrahimovic.

- Jo (Jiangsu Suning). Este não estava na Europa, mas já teve passagem por clubes como Besiktas e Manchester City, além de ter sido campeão da Libertadores 2013 com o Atlético-MG e ter jogado a Copa do Mundo de 2014 com a seleção brasileira. Aos 28 anos, decidiu ser companheiro de equipe de Ramires e Alex Teixeira no Jiangsu Suning.
Tecnologia do Blogger.