Últimas notícias

Últimas notícias

Champions League

Liga Europa

História




Benfica x Sporting: A história do Dérbi Lisboeta


Mesmo que ambos tenham rivalidade com o Porto, a proximidade física entre Benfica e Sporting, entre o Estádio da Luz e o Avalade, fazem do Dérbi Lisboeta o maior de Portugal e um dos maiores da Europa e do Planeta.

O jogo também é conhecido como o Clássico dos Clássicos, ou  Dérbi dos Dérbis. A rivalidade entre ambos tem origem em 1907, quando no dia 1° de Dezembro, ocorreu o primeiro confronto entre ambos, com vitória Alviverde por 2x1. Historicamente, o Benfica ficou conhecido como o time do povo, e o Sporting o time da alta Classe. Hoje as coisas já não são exatamente assim, embora o Benfica ainda tenha a maior torcida em todas as regiões de Portugal, com exceção da Grande Porto. O mascote do Benfica é a Águia, e o do Sporting é o leão.

Até hoje, foram disputadas 297 partidas entre Sporting e Benfica,com 128 vitórias das águias e 108 dos leões, além de 61 empates. No total, o Benfica marcou 506 gols, contra 461 do Sporting.

Em termos de conquistas, o Benfica já venceu 34 vezes o Campeonato Português, duas vezes a UEFA Champions League, dezoito Taças de Portugal e cinco taças da Liga de Portugal. O Sporting já venceu 18 vezes o Campeonato português e 15 vezes a Taça de Portugal, nunca tendo conquistado a Taça da Liga e a UEFA Champions League, mas já tendo ganho a extinta Recopa européia de 1963-1964, tendo sido o único clube de Portugal a alcançar este feito.
Poderiamos destacar inúmeras figuras individuais na história do dérbi Lisboeta, como Águas, Nené,  Valadas, Mário Coluna, Luís Figo, Vítor Damas, Cristiano Ronaldo, Liédson e Dí Maria, mas para escolher um único personagem de cada lado, ficamos com Eusébio pelo lado do Benfica, e Peyroteo pelo lado do Sporting.

Em 2015, um novo capítulo na rivalidade foi iniciado. O técnico Jorge de Jesus trocou sem escalas o Benfica pelo Sporting, gerando muita polêmica. Até hoje o Benfica se diz traído, e o caso foi parar nos tribunais.

O resultado desta briga, ninguém sabe. O que todos nós Sabemos, é que ainda teremos vários capítulos na história desta maravilhosa rivalidade, que continuará por muitos anos ainda acendendo a paixão de várias gerações pela bola.

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Top