Últimas notícias

Últimas notícias

Champions League

Liga Europa

História




Se você ainda não conhece, o Derbby da Andaluzia,  ou Derby de Seville, como os Espanhóis chamam, tem provavelmente a maior rivalidade local da Espanha. As disputas políticas entre a Capital Madrid, a  Catalunha e o País Basco, muitas vezes fazem com que as rivalidades entre estas regiões superem as rivalidades locais,  algo que não ocorre tanto em relação duelo entre o Sevilla FC e o  Real Betis Balompié. 

Derbies locais são um dos maiores temperos do futebol.  Muitas cidades mundo à fora estão completamente divididas por duas equipes que segue. Torcer por uma equipe pode refletir totalmente na sua personalidade, e nos seus valores de vida. Você gosta de vermelho ou azul? Você é de classe classe média ou baixa? É Católico ou Protestante? Muitas vezes estas rivalidades apaixonadas se tornam violentas, e essa paixão se reflete em campo. 


Buenos Aires tem a rivalidade entre River Plate e Boca Juniors, Porto Alegre entre Grêmio e Inter, Londres tem Arsenal e Tottenham como inimigos,  Roma vê Lazio e AS Roma se degladiarem.  Estes e muitos outros duelos encontrados no Mundo todo levam multidões aos Estádios, e transformam o futebol na paixão que ele é. A Espanha também tem as suas rivalidades, e uma das maiores, se não a maior, esta localizada na cidade de Sevilha. Lá ou você  é vermelho ou é verde, ou é Sevilla ou Bétis.

Contar a história de um destes clubes, sem falar do outro é uma tarefa complicada, de tão interligados que eles estão. A cidade de Sevilla foi oficialmente fundada em outubro de 1905, mesmo ano do Nascimento do irmão mais velho do Derby, o Sevilla FC. Dois anos depois, em 1907, tivemos o surgimento de outro clube, o Sevilla Balompié. 


O Sevilla Balompié teve muitos problemas e desentendimentos internos, o que levou ao surgimento de um novo clube, o Betis Fútbol Club, que em 1914 juntou forças novamente com o Sevilla Balompié, para criar o clube que temos hoje, o Real Betis Balompié (Balompié significa futebol na Andaluzia).

A primeira partida entre as equipes foi disputada o dia 8 de fevereiro de 1915 com vitória do Sevilla  por 4x3, embora tenha sido interrompida por uma invasão de campo por parte de multidões obrigando o árbitro a suspender o jogo. Em 1916 foi disputada a primeira Copa da Andaluzia. Foram 17 edições, e 14 títulos do Sevilla enquanto o Betis venceu apenas uma vez.


A primeira vez em que as equipes se encontraram na liga Espanhola, foi na temporada 1934-1935, com vitória do Betis fora de casa por 3-0. O Betis, contudo viveu momentos complicados nestes 100 anos de história que completa neste ano de 2014. Mas de uma coisa pode se gabar: é o único clube na Espanha, que ganhou todas as três principais divisões. O título da primeira, foi conquistado na temporada 1934/35. 


Já o Sevilla conquistou La Liga na temporada 1945-46, mas teve como ponto alto de sua história os bicampeonatos da Copa da Uefa em 2006 e 2007 e em 2014 e 2015.

Neste mesmo ano tivemos o último duelo em um mata-mata entre as duas equipes na Copa do Rei. E o jogo foi marcado por conflitos. Na primeira partida, empate sem gols no Estádio Ramón Sánchez Pizjuán, e várias brigas entre os torcedores ao redor do Estádio. No jogo de volta, tivemos torcida única, no caso a do time mandante, o Bétis. Mas bastou Kanouté abrir o placar para o Sevilla , que a torcida Verde e Branca se inflou. Objetos foram atirados no campo, incluindo uma garrafa de plástico contendo um líquido, que acertou a cabeça do técnico do Sevilla, Juande Ramos. A partida foi interrompida, e o restante do jogo foi jogado dias depois em Madrid e com portões fechados. O placar não foi alterado, e o Sevilla seguiu em frente.


Na Europa League 2013/14, pela primeira vez, Betis e Sevilla fizeram o Dérbi da Andaluzia por uma competição Europeia. O Sevilla eliminou o Bétis com muito drama, em duelo que entrou para a História do certame.

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Post a Comment


Top