Seis motivos para assistir a Liga Europa 2015/16

Os grupos da Liga Europa 2015/16

Seis motivos para assistir a Liga Europa 2015/16

Amanhã começa a fase de grupos da Liga Europa 2015/16 com 48 equipes  divididas em 12 chaves de quatro times. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam para a fase de 32 avos, antes das Oitavas de Final, que começam a ser disputadas em fevereiro. A final da Liga Europa 2015/16 acontecerá em maio de 2016, na Basileia, na Suíça.
Nós separamos abaixo, seis motivos para ficar de Olho na competição, que não tem o brilho da Champions League, mas é cada vez mais atraente. ESPN, FOX Sports e Esporte Interativo, transmitem o torneio para o Brasil.



1 - Os Gigantes presentes na competição


Com as novas regras e a criação do caminho dos Campeões na Champions League, cada vez mais equipes grandes disputam a Liga Europa. E na sua edição 2015/16, não será diferente.

Depois de cinco temporadas consecutivas jogando a fase de grupos da Champions League, o Ajax amargou uma eliminação na terceira pré-eliminatória para o Rapid Viena. Na Liga Europa, acabou caindo neste complicado grupo A, onde terá de suar para avançar de fase.


Dominando o futebol na Escócia após o rebaixamento do Rangers, o Celtic tenta uma boa campanha também em um torneio da UEFA. O azar de ter caído no grupo da morte, pode complicar a situação.

O Fenerbahçe investiu muito na janela, levando para Istambul reforços da qualidade de Robin van Persie e Nani. Caiu para o Shakhtar na terceira eliminatória da UCL , e agora tenta ao menos buscar o título da Europa League, que seria algo fantástico. Não da para negar que o Fener entra como um dos favoritos, e o grupo difícil já na primeira fase, será um bom termômetro.

Após decepcionar na temporada  2014-2015, quando fez uma campanha beirando o vexatório nas competições da UEFA (Champions League e Europa League), o Liverpool vive um período de transição. Para piorar o quadro, o capitão Steven Gerrard deixou o Anfield e foi jogar no LA Galaxy na MLS. A segunda perda importante em menos de um ano (a primeira foi Suárez). Por isto mesmo, o Liverpool foi ao mercado buscar novas contratações. Roberto Firmino (ex-Hoffenheim) e Christian Benteke, (ex-Aston Villa) custaram pequenas fortunas aos cofres da equipe, mas a expéctativa, é que agreguem qualidade, no ataque . Uma pequena fortuna também foi o que o City pagou pela grande promessa do Liverpool,  Sterling (necessariamente, 49 milhões de Libras). De resto, o mercado do Liverpool ainda foi marcada pela aquisição do bom lateral Nathaniel Clyne, de excelente temporada passada pelo Southampton, pela chegada do jovem e promissor zagueiro Joe Gomez (Ex-Charlton), além das chegadas de Adam Bogdan, James Milner e Danny Ings de graça. 

Agora sob o comando de Thomas Tuchel, o Borussia Dortmund começa com tudo a temporada 2015/16. Com nove vitórias em nove jogos até aqui, o BVB manteve seus principais jogadores (Aubameyang, Reus, Hummels), se reforçou e pode ser considerado o grande favorito ao título desta Liga Europa, entre as equipes que iniciam o torneio.


Outra equipe que trocou de técnico no meio do ano foi Napoli, semi-finalista da temporada passada. Agora comandado por Sarri, aposta novamente nos gols de Higuain para alcançar uma boa campanha.



Outra equipe que sempre gera expectativas no começo de cada Europa League, mas sempre decepciona, é o Tottenham do técnico argentino Maurício Pochettino. Os Spurs não foram ao mercado com a mesma fome de outras temporadas. Da para destacar a contratação do bom zagueiro Toby Alderweireld e do meia atacante Sul-coreano Heug-Min Son. O maior reforço talvez tenha sido a permanência do artilheiro Harry Keane, melhor jogador do Tottenham na Premier League passada. Peças chave, como Llorris, Vertonghen, Eriksen e Lamela, autor do gol mais bonito da competição na temporada passada, seguem em White Hart Lane. 

Ainda vale destacar o Olimpique de Marselha, que mesmo sem Bielsa, sendo agora comandado por Michel, também chega muito forte. Como candidatos ao título, podemos citar também Schalke 04, Sporting, Athletic Bilbao, Villareal, Basel, Fiorentina, Besiktas, Lazio ...



2 - O Futebol Alternativo

Nenhuma outra competição no Mundo proporciona tanto futebol alternativo em alto nível quanto a Liga Europa. Qabala, Skenderbeu, Molde, Midtjyland e Dinamo Minsk são apenas algumas das equipes da periferioa da Europa que terão os seus 15 minutos de fama. 


3 - Os Craques

Nem só a Chjampions é o palco dos grandes craques do futebol Mundial. Reus, Aubameyang, Higuain, Hamsik, Harry Kane, Biglia, Cotinho e Benteke são apenas alguns dos grandes nomes do segundo maior torneio da UEFA. Fora os veteranos que ocupam os seus lugares em clubes alternativos, como o argentino Cavenaghi do Apoelzão da massa e o búlgaro Berbatov do PAOK.


4 - Os Brasileiros

Há brasileiros para todo o gosto na Liga Europa. Desde os selecionáveis  Fabinho, do Monaco, a dupla Coutinho e Firmino do Liverpool, até o desconhecido Ari, do Krasnodar, que vem arrebentando faz alguns anos na Rússia.

4 - Os grandes Jogos

E também não é só a Champions League que tem grandes duelos logo na primeira fase. Ajax x Fenerbahçe, Sporting x Besiktas e Tottenham x Monaco são só alguns dos duelos que chamam a atenção nesta fase de grupos da UEL.

5 - Vale vaga na Champions League

Novamente, a Liga Europa dará uma vaga ao seu vencedor na próxima edição da UEFA Champions League. Para clubes como Tottenham e Napoli, a competição pode ser um caminho bem mais viável para a glória, do que as complicadas Ligas Nacionais que disputam.





Tecnologia do Blogger.