Há 60 anos, nascia a Liga dos Campeões

Imagem: UEFA


Há 60 anos, nascia a UEFA Champions League. O Mundo ainda estava em estado de euforia com o futebol. Torneios como a Copa Mitropa e a Taça Latina já haviam feito muito sucesso.  O Wolverhampton, poucos meses antes tinha derrotado o Honved, base da seleção húngara e que contava com Puskás, vingado a derrota da Seleção inglesa para os húngaros no emblemático jogo de Wembley, em 1953. Os ingleses voltavam a se considerar os campeões do mundo, e o seu campeão, o Wolverhampton foi declarado pela Inglaterra como campeão mundial de clubes.

Era necessário mais. Era necessário uma competição mais abrangente que a Taça Latina. Uma competição que também contasse com ingleses, húngaros, alemães. Uma competição de caráter oficial, reconhecida pela UEFA, e consequentemente pela FIFA. Mão podia o campeão inglês se auto declarar Campeão da Europa e do Mundo.

Gabriel Hanot, editor do jornal francês L'Equipe, sonhava com um torneio  assim. Por meio do jornal popularizou a ideia. Recebeu apoio do presidente do Real Madrid, Santiago Bernadeú, que começava a montagem de um esquadrão, e precisava eternizar para o Mundo a sua força. Após várias conversas, a UEFA, decidiu organizar a Copa dos Campeões de Europa. A ideia era reunir os melhores times do Continente em um torneio , que seria disputado nas noites de quarta-feira.


Foi no dia 2 de abril de 1955 que os sonhos começavam a se realizar, em uma reunião em Paris. Estavam presentes representantes dos 16 clubes campeões dos 16 campeonatos mais importantes da Europa. Eram eles: o Servette da Suíça, o Real Madrid da Espanha, o Sporting de Portugal, o Partizan da Iugoslávia, Rapid Viena da Áustria, PSV da Holanda, Milan da Itália, Saarbrucken de Sarre, Rot Weiss da Alemanha, Hibernian da Escócia, Djurgardens da Suécia, Chelsea da Inglaterra, Voros da Hungria, Anderlecht da Bélgica, AGF da Dinamarca e Stade Reims da França. Proibido de participar pela FA, o Chelsea posteriormente deu lugar ao Gwardia Varsóvia da Polônia. A primeira equipe inglesa a disputar a Copa dos Campeões da Europa seria o Manchester United, na segunda edição.

A competição idealizada pelo L'Equipe, se iniciou em setembro de 1955, após a aprovação congresso da UEFA, que durou dois dias (2 e 3 de abril). O primeiro jogo da Taça dos Clubes Campeões Europeus aconteceu na cidade de Lisboa. O jogo contou com o Sporting , clube mandante, empatando em  3 a 3 com o Partizan. A equipe Iugoslava venceu o segundo jogo em Belgrado por 5 a 2 na volta , e se classificou para a segunda fase. O Real Madrid se sagrou Campeão do torneio, como fez aliás, nas cinco primeiras edições.

O torneio foi evoluindo a cada ano. Em 1992 passou a se chamar Liga dos Campeões , ou UEFA Champions League. Ganhou mais equipes, dinheiro, fama. Contudo a paixão é a mesma há seis décadas. E há muito a comemorar!
Tecnologia do Blogger.