Últimas notícias

Últimas notícias

Champions League

Liga Europa

História



A História do North London Derby - Tottenham x Arsenal



Hora de falar de uma das maiores rivalidades do futebol Inglês: Arsenal x Tottenham. A Rivalidade é o que na prática move o futebol, e com O The North London Derby, ou dérbi do Norte de Londres, se preferir, não é diferente. 



A História do North London Derby - Tottenham x Arsenal


Quem nunca ou viu o tradicional canto da torcida do Arsenal: "If you hata Tottenham, satand up (se você odeia o Tottenham levante-se)"? Isto mostra bem o sentimento dos apaixonados pelos dois clubes. Apesar de Manchester United, Chelsea, Liverpool e Manchester City serem rivais da dupla em nível nacional, a rivalidade local segue mais viva do que nunca.


O clássico entre Tottenham e Arsenal foi disputado pela primeira no dia 11 de Novembro de 1987. O jogo teve vitória do Tottenham por 2x1. Mas a rivalidade entre as duas equipes se consolidou mesmo foi antes do Campeonato inglês de 1919. A federação resolveu ampliar o número de participantes de 20 para 22, mantendo Chelsea e Tottenham, respectivamente 19º e 20º colocados da temporada anterior na primeira divisão. O Arsenal, sexto colocado da Segundona, no entanto, pediu uma vaga, e levou, rebaixando o Tottenham, que só subiria no ano seguinte.

Um dos episódios mais marcantes do Dérbi, aconteceu no dia 3 de maio de 1971. O Arsenal enfrentou o Tottenham na última rodada do Campeonato Inglês.Sem chances de levantar a taça, os Spurs entraram em campo, dispostos a tirar a taça das mão dos Gunners, que disputavam a mesma com o Leeds.Não conseguiram. Ray Kennedy marcou a 3 minutos do fim o gol do título do Arsenal, para explosão da torcida.

A História do North London Derby - Tottenham x Arsenal

Com 13 taças, o Arsenal é o terceiro maior vencedor da História do Campeonato Inglês, somando a era Pré e Pós Premier League, atrás apenas do Manchester United e do Liverpool. O Tottenham tem apenas duas conquistas de Campeonato Inglês, e não fatura a taça desde 1961. Nos outros certames ingleses, o Arsenal vence em títulos na FA Cup (11 Taças dos Gunners contra 8 dos Spurs) e em Supercopas da Inglaterra (10 x 7). O Tottenham leva a melhor na Copa da Liga (4 x 2 ). Em termos de conquistas Internacionais, nenhuma das duas equipes já conquistou a UEFA Champions League, tendo os Gunners chegado a decisão em 2006, quando foram derrotados por 2 x 1 pelo Barcelona. Cada um venceu uma Recopa Européia, competição já extinta: O Arsenal foi campeão em 1994, enquanto o Tottenham subiu mais alto no pódio em 1963. Os Spurs ainda conquistaram duas vezes a Copa da UEFA: uma em 1972, outra em 1984.

O Emirates Satadium é o terceiro estádio em que o Arsenal manda seus jogos. O antecessor dele foi o Highbury, que ficou com o clube de 1913 à 2006, e substituiu o Maner Ground. O Tottenham se consagrou no até hoje usado White Hart Lane.


Considerando apenas os torcedores dos dois clubes na Inglaterra, o Arsenal é a terceira maior torcida deste país, com 2.652.000 torcedores e o Tottenham a quinta, com 1.240.000, segundo pesquisa do Instituto Roy Morgan, em 2004.

Já segundo pesquisa divulgada pelo Top Up TV, o Arsenal teria 16,5% dos torcedores da cidade de Londres e o Tottenham teria 9,6% da preferência dos torcedores locais, sendo a primeira e segunda maiores torcidas londrinas, embora a nível nacional o Chelsea apareça pouco a frente do Tottenham.


Números



- Arsenal e Tottenham já se enfrentaram 183 vezes.

- No total, são 78 vitórias do Arsenal, 50 empates e 55 vitórias do Tottenham.

- O Arsenal marcou 282 gols na História do confronto, enquanto Tottenham fez 238 tentos

- Maior goleada do Arsenal: 6-0, 6 de março de 1935

- Maior goleada do Tottenham: 5-0, por duas vezes, 25 de dezembro de 1911 e 4 de abril de 1983

- Jogo com Maior número de gols: Arsenal 5-4 Tottenham, 13 de novembro de 2004


- Artilheiros do clássico: Billy Minter e Bobby Smith (Tottenham) com 9 gols; Robert Pires e Alan Sunderland (Arsenal) com 8 gols.

- Jimmy Robertson e Emmanuel Adebayor foram os únicos jogadores a terem marcado gols no clássico por ambos os clubes.



Os vira-casaca




Jogadores que trocaram um clube pelo outro

Saíram do Arsenal  e foram para o Tottenham: Jimmy Brain, Laurie Brown, Emammanuel Adeabayor, David Jenkins e Rohan Ricketts.


Saíram do Tottenham e foram para o Arsenal: George Hunt, Freddie Cox, Vic Groves, Jimmy Robertson, Steve Walford, Willie Young, Pat Jennings, Kevin Stead e Sol Campbell.



«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Post a Comment


Top