Esquadrões alternativos da Champions League: O Glasgow Rangers 1959-1960




Mergulhado nas divisões inferiores da Escócia, o Glasgow Rangers conta com um cartel de 30 participações na Liga dos Campeões da Europa. Seu principal título na Europa foi a Recopa conquistada em 1972, com uma vitória por 3 X 2 sobre o Dinamo Moscou na final, que foi realizada em Barcelona naquela ocasião. Na Liga dos Campeões, no entanto, a melhor campanha foi a da temporada 1959/60, quando o time alcançou as  semi-finais do torneio. Curiosamente, se tivesse chegado à final, a equipe teria atuado no Hampden Park em Glasgow.

Naquela ocasião, o Rangers passou pelo Anderlecht na fase preliminar, fazendo  X 2 no primeiro jogo e 2 X 0 na volta. Na primeira fase, eliminou o Cervena Hviezda Bratislava com um 4x3 em casa e 1x1 fora. A dificuldade aumentaria no duelo contra o Sparta Rotterdam nas quartas de final. Seriam necessárias três partidas para decidir o vencedor do duelo. O Rangers venceu a primeira por 3 X 2, e os Holandeses a segunda  por 1 X 0. Na terceira partida, nova vitória do Rangers por 3 X 2, e a surpreendente vaga nas semi-finais.

O adversário seria  o Eintracht Frankfurt, da Alemanha, que haviam eliminado o Kuopio PS da Finlândia, os suíços Young Boys e os austríacos do Wiener Sportclub nas quartas de final. O jogo de ida foi disputado em Frankfurt. Os anfitriões sairam na frente aos 29 minutos,com um gol de Stinka, mas Caldow empatou dois minutos depois, de pênalti. No entanto, o Eintracht Frankfurt marcaria cinco gols na segunda etapa, goleando por 6 X 1 o Rangers. Na volta, nova goleada Alemã: 6 X 3, e o fim da participação do Rangers na Copa Européia de 1959/60.

O Eintracht Frankfurt perderia a final posteriormente para o Real Madrid, que dominava o Futebol Europeu na época. Hoje isto tudo fica na lembrança do torcedor do Rangers, que sonha em voltar a viver momentos assim.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      
Tecnologia do Blogger.