O Sochaux e a Origem da Ligue 1





O Sochaux e a Origem da Ligue 1


Nem de longe, o Sochaux é hoje o clube mais poderoso da França. Na corda bamba entre a Ligue 1 e a Ligue 2, pouco é possível lembrar da forte agremiação que praticamente recriou o futebol na França, sob o patrocínio da Peugeot e mudou toda a História de um esporte.  

Até a década de 1920, a França preferia outros esportes. O Rugby, o ciclismo, o boxe e o tênis tinham a preferência dos franceses. Mas alguns homens preferiam o futebol, e graças à eles o esporte se desenvolveu. Jean-Pierre Peugeot, por exemplo, fundou em sua empresa um clube de futebol para os seus trabalhadores: o Sochaux. O mundo vivia em meio à crise econômica e o Crack da bolsa tirava as esperanças da população, que passou a ver no futebol um escape. 


Logo, o Sochaux, com a força de seu patrono Peugeot, começou a pagar para seus atletas para entrarem em campo. Estava firmado o profissionalismo no futebol da França. Na sequência, outros clubes adotaram a mesma postura. Só faltava a criação, de uma Liga, e ela veio: a Ligue 1, firmada na temporada 1932-33.


O primeiro campeão da Ligue 1 foi o Olympique Lillois. O Sochaux foi campeão Francês pela primeira vez na temporada 1934-1935, e se sagraria bicampeão em 1937-1938.  Contudo, o tempo foi passando, o nível do futebol francês crescendo. 


Vários clubes do país montaram verdadeiros esquadrões nestas oito décadas. Cada vez mais investidores despejaram dinheiro em outros clubes, deixando os investimentos da Peugeot no Sochaux para trás. O clube acabou rebaixado para a League 2 na temporada 2013-14, e permanece por lá até hoje. Uma realidade triste. Mas é a realidade ...

Tecnologia do Blogger.