Últimas notícias

Últimas notícias

Grandes Times

Rivalidades

História


Liverpool x Manchester United: O North West England Derby

Liverpool x Manchester United: O North West England Derby


Liverpool e Manchester United tem rivalidades extremamente quentes com os seus rivais municipais (Everton e Manchester City, respectivamente). O que não os impede de também fazerem um Clássico recheado de História. O North West England Derby - ou Dérbi do Noroeste Inglês - é considerado para muitos o maior da Inglaterra, e um dos maiores do Mundo. E é sobre este Clássico, que nós vamos falar hoje.


Antes de tudo, devemos lembrar da rivalidade entre as cidades de Liverpool e Manchester, algo que se incia na Revolução Industrial. Liverpool era a principal cidade da região, e via a industrializada Manchester crescendo. Para se manter no topo, começou a dificultar a chegada de matéria-prima na cidade vizinha. Manchester não deixou por menos e também apostou nas sanções, o que só gerou mais revoltas.


Liverpool x Manchester United: O North West England Derby



Fundado em 1878 por trabalhadores da ferroviária Lancashire and Yorkshire Railway, o Manchester United inicialmente disputava apenas jogos contra clubes de outras ferroviárias e chamava-se Newton Heath LYR. Somente em 1902 a equipe ganhou o nome de Manchester United, dez anos após sua estréia na Liga Inglesa de Futebol.

Curiosamente, o mesmo ano de estréia do Manchester United na Liga Inglesa foi o da fundação do Liverpool. Os Reds foram fundados por discordantes do Everton, Os Toffoes mandavam seus jogos em Anfield Road, mas acabaram entrando em atrito com a  dirigência do Estádio, e se mudaram para o Godinson Park. Com isto, foi fundado um novo clube para mandar os seus jogos em Anfield, no caso, o Liverpool, que até hoje ostenta uma grande rivalidade com o Everton, no Merseyside Derby.


Com a rivalidade entre as cidades, é quase impossível que os clubes desta mesma cidade não carreguem como herança a disputa, acentuada até hoje pelo fato de Liverpool e Manchester United serem de longe, os clubes de futebol na história mais bem sucedidos da Inglaterra.



Somados, Liverpool e Manchester United tem 37 títulos Ingleses, 18 Copas de Inglaterra, 11 Copas da Liga, 33 Comunidade Shields, oito Copas dos Campeões/UEFA Champions League, três Copas da UEFA, uma Recopa, quatro Super Copas Europeias e dois Mundiais Interclubes, em um total de 117 troféus.


Depois da Segunda guerra Mundial, as duas equipes não chegaram a viver imediatamente bons períodos, até que na Década de 1960, o Manchester United não só tomou o domínio Local como foi a primeira equipe Inglesa a se sagrar Campeã da Europa. Nos anos de 1970 e 80, o Liverpool foi quem dominou de modo geral o futebol na Inglaterra, transferindo também a série de conquistas para o nível Continental. Na década de 1990, após o surgimento da Premier League, comandado por Sir Alex Ferguson, o Manchester United se consolidou como a grande equipe Inglesa, sendo até hoje o maior campeão da nova era, enquanto o Liverpool nunca conseguiu se sagrar Campeão Inglês desde a mudança para a EPL.

Um jogador não sai diretamente de um clube para o outro desde 1964, quando Phil Chisnall foi do United para o Liverpool. Recentemente, os Reds tentaram a contratação do zagueiro argentino Gabriel Heinze, mas o United preferiu negociá-lo com o Real Madrid, mesmo que por um valor menor.

Liverpool x Manchester United: O North West England Derby

Sir Alex Ferguson sempre demonstrou antipatia pelo Liverpool, e dizer que isto não tem interferência também na sua idolatria por parte da torcida dos Red Devils é ser inocente demais. O fator preponderante, acima de tudo, para Feguson ser um Deus em Old Trafford é que ele colocou o United no topo da Inglaterra. Este topo pertencia ao Liverpool, que quando o conquistou, muito devia à outro gênio da casamata: Bob Paysley. O técnico comando a equipe em três conquistas da Copa dos Campeões, e formou a base do time que alcançou o topo da Europa pela quarta vez. Paisley nunca chegou a dar declarações de ódio extremo ao United, ao contrário de outro técnico campeão europeu com os Reds, Rafa Benítez, que era odiado pela torcida Red Devil.

Liverpool x Manchester United: O North West England Derby


Sem dúvida, o grande jogo recente entre as duas instituições foi em março de 2009, no Old Trafford, quando na casa do rival,os Reds golearam o Unied por 4x1. Um North West Derby cheio de drama, gols, cartões amarelos, expulsões e emoções. Também fica difícil esquecer da vitória dos Diabos vermelhos em 2010, com Hat-Trick do "mito" Berbatov.

A História do North West England Derby ainda está longe de estar acabada. As duas equipes, no momento, não estão no topo da Inglaterra, mas buscam voltar a ocupar o posto. Com a chegada dos Bilionários Russos e árabes na Premier League, equipes como Chelsea e Manchester City se fortaleceram muito. O Dérbi de Manchester cresceu de importância, e United e Chelsea, que brigaram pelo domínio do Futebol Inglês no começo dos anos 2000, criaram uma nova rivalidade nacional, algo que também aconteceu entre United e Arsenal. Mas sempre, um North West England Derby, será especial.









«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Post a Comment


Top