Últimas notícias

Últimas notícias

Champions League

Liga Europa

História

A História do Manchester derby


A História do Manchester derby


Neste Domingo, os olhares do planeta se deslocam para Manchester, na Inglaterra, onde teremos um dos derbies mais aguardados do futebol Mundial. Manchester United e Manchester City se enfrentam em uma partida que pode definir o futuro dos dois clubes nesta Premier League.
O grande momento do Manchester derby foi o período onde o fim da era Alex Ferguson no United e o começo do investimento do Sheik no City conviviam na mesma cidade. Ambos tinham equipes entre as melhores e mais temidas do planeta, e o jogo era realmente o segundo que mais chamava a atenção dos fãs do futebol europeu, atrás apenas do El Clásico espanhol.
No entanto, a rivalidade é muito antiga, tendo o primeiro Clássico da história sido disputado quando as equipes ainda se chamavam West Gorton (hoje Manchester City) e Newton Heath LY (Manchester United), no dia 12 de Novembro de 1881. O “Newton Heath” venceu por 3 x 0. Ambas as equipes tem origem nas classes operárias da industrializada Manchester, mas os torcedores doCity se concentram nas áreas das zonas sul e leste de Manchester, enquanto os torcedores do United estão em sua maioria no norte e no oeste da cidade. A torcida do Manchester United é considerada a maior da Cidade, e possivelmente seja a maior da Inglaterra, enquanto a do City ocupa entre a sexta e a sétima posição do Ranking das maiores torcidas inglesas.

Uma curiosidade é que o Histórico goleiro Peter Schmeichel nunca perdeu um derby de Manchester. O Dinamarquês atuou por oito temporadas em Old Trafford, mas defendeu o City em 2002/03, mais para o fim da carreira.

Anteriormente aos dias atuais, possivelmente,  o momento de maior equilíbrio de forças aconteceu no ano de 1968, quando o Manchester United de George Best se sagrou campeão da Liga dos Campeões, mas acabou perdendo o título inglês para um igualmente forte time do City.

Na temporada 2010/11, o Manchester United sagrou-se campeão da Premier League no mesmo dia em que o Manchester City sagrou-se campeão da FA Cup, em um dos raros momentos em que a cidade inteira ficou em festa.

Manchester Derby A História do Manchester derby


Um ano depois, os dois clubes disputaram o título da Premier League 2011/12 em um confronto quase direto, com o páreo só sendo decidido na última rodada, quando o City derrotou o QPR por 3 x 2 com um gol nos nos acréscimos de Kun Aguero, calando a festa do Manchester United, que havia acabado de vencer seu jogo e já comemorava mais uma conquista de Liga Local.

O momento de Maior felicidade recente do torcedor Citizen no entanto, deve ser o dia 23 de outubro de 2011, quando o time azul goleou os Red Devils do United por 6 a 1 em pleno Estádio Old Trafford, igualando o mesmo placar que havia obtido no dia 23 de janeiro de 1926. Ambas são as maiores goleadas do Clássico. As duas maiores vitórias do United acontecerão em 1955 e 1994, ambas por 5 a 0.

Estatísticas

Retrospecto

Manchester City: 49 vitórias, 207 gols
Manchester United: 70 vitórias, 216 gols
Empates: 51
Total de jogos: 170
Total de gols: 423

Primeira partida
Newton Heath (United) 5 x 1 West Gorton (City), 3 de outubro de 1891.

Maiores goleadas

Equipe vencedoraPlacarAno
Manchester City6 x 11926
Manchester City6 x 12011
Manchester United5 x 01955
Manchester United5 x 01994

Maiores goleadores

  1. Wayne Rooney, Joe Hayes e Francis Lee, 10 gols
  2. Bobby Charlton, 9 gols
  3. Colin Bell, Eric Cantona, Brian Kidd, Joe Spence, 8 gols
  4. Dennis Viollet, 7 gols

Fonte das Estatísticas: Wikipédia.

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Top