Copa dos Campeões 1973-1974: A Final épica entre Bayern e Atlético

Copa dos Campeões 1973/1974  : Bayern de Munique



Copa dos Campeões 1973-1974: Bayern de Munique bate o Atlético na final e é Campeão



O Ajax parecia ter Condições de igualar o feito do Real Madrid e ser Pentacampeão Consecutivo da Liga dos Campeões. Mas o verão Europeu de 1973 viu Johan Cruyff, o jogador mais importante do time, ir junto com o técnico Rinus Michels para o Barcelona, ​​e começar a ruptura e queda de um dos maiores times que o mundo já viu. O impacto sobre os resultados europeus do Ajax foi imediato. O time Holandês não foi páreo para o CSKA Sofia logo na sua fase de estréia na 
Copa dos Campeões, e deu adeus ao sonho do Tetra da Copa dos Campeões.


Dez anos antes, o Bayern de Munique estava definhando na segunda divisão da Alemanha Ocidental. Mas, em um dos episódios mais legais da história do Futebol, o técnico Tschik Cajkovski reconheceu o potencial dos jovens jogadores, como Franz Beckenbauer, Sepp Maier e Gerd Muller, e aliou eles à nomes como Paul Breitner, Georg Schwarzenbeck e Uli Hoeness. Estava formada a base, que escreveria uma nova História no Futebol Mundial. Este time levou o Bayern á uma Série de Títulos consecutivos na Alemanha, e posteriormente ao Tricampeonato Consecutivo da Copa dos Campeões.


Um diferencial desta equipe é que o time tinha vários jogadores de alta qualidade vindos das categorias de base, como Beckenbauer, Sepp Maier e Gerd Müller, semelhante ao Celtic dos anos 60. Clubes, que para montarem grandes esquadrões, não precisaram sair pelo mundo gastando e contratando. O Bayern não era até então considerado um grande clube do futebol alemão, e tinha apenas dois títulos nacionais: um conquistado em 1931/1932 e outro em 1968/1969.

Mas esta história começou a mudar na temporada de 1971/1972. O time ganhou a sua terceira Bundesliga nesta época, aplicando inclusive um sonoro 11 a 1 sobre o Borussia Dortmund, e com uma campanha irrepreensível. Também em 1972 o Clube "ganhou" o Estádio Olímpico de Munique. Esta nova casa mudaria os rumos da história do Clube, e nela, viriam as primeiras grandes glórias da equipe. Futuramente, o time passaria a mandar seus jogos na Allian Arena, já na metade da primeira década do século XXI, onde daria sequencia aos títulos e as façanhas.





A Liga dos Campeões da temporada 1972/73 não foi das mais felizes para o Bayern: o Gigante da Baviera encontrou outro gigante pelo caminho nas quartas de final: o Ajax de Cruyff, Neeskens, Rep, Krol e Haan. O Bayern levou 4 X 0 em Amsterdã, e na volta
, venceu por 2 a 1, o que não evitou a eliminação para aquele Ajax, que na sequencia daquela competição se consagraria tricampeão europeu. Esta eliminação no entanto serviu de aprendizado, e como o time se sagrou Bicampeão consecutivo da Bundesliga nesta mesma temporada 1972/1973, com goleadas avassaladoras como o histórico 7 X 2 no Hannover, o 6 X 0 no Kaiserslautern e o 5 X 0 no Schalke 04 e mais uma campanha sensacional, o time se classificou para a Liga dos Campeões 1973/74. 

O primeiro Título europeu do Bayern veio na Temporada 1973/74.Na primeira fase, a equipe eliminou o Atvidaberg, da Suécia. Esta Liga dos Campeões foi dominada pelas equipes da Cortina de Ferro. O forte time Húngaro do Ujpest Dozsa, por exemplo, e várias equipes de Países Comunistas, apareceriam no caminho do Bayern.

Na etapa seguinte, o adversário do Bayern de Munique foi o Dinamo Dresden, da Alemanha Oriental que havia eliminado a Juventus anteriormente. O Bayern jogou o primeiro jogo em casa, e foi para o intervalo perdendo por 3 X 2. No segundo tempo, gols de Roth e Muller deram a virada para o Gigante da Baviera. Na partida de volta, o Bayern chegou a abrir 2 X 0, mas três gols do Dresden deram o empate no agregado, e a vantagem no Saldo qualificado aos Alemães orientais. Um gol Milagroso de Gerd Muller deu o empate ao Bayern e a vantagem de 7 X 6 no agregado, além da consequente vaga para a próxima fase.

O adversário seguinte do Bayern foi o CSKA, que havia eliminado o Ajax. No entanto, a Zebra não se repetiu: o Bayern bateu os Búlgaros por 4 X 1  em Munique, e a derrota por 2 X 1 na Búlgaria, não foi o suficiente para impedir o avanço do Gigante da Baviera para as semi-finais, onde encararia o perigoso Ujpest Dozsa, que havia eliminado o não menos forte Spartak Trnava, nas quartas de final.

Com um empate em 1 ´x 1 na Hungria e uma vitória tranquila por 3 X 0 em Munique, o Bayern alcançou a sua primeira final na História da Copa dos Campeões. O adversário seria o Atlético de Madrid.

Os Colchoneros estrearam na Copa dos Campeões 1973/74, eliminando o Galatasaray. Após um 0 X 0 em Madrid, Ignacio Salcedo marcou o gol da vitória e da classificação do Atlético em Istambul. O time foi na fase seguinte à Romênia, e venceu o Dinamo Bucaresti por 2 x 0, com gols de Heraldo Becerra e Eusebio Bejarano. Na volta, no Vicente Calderón, um empate em 2 x 2, com Ruben Ayala e Jose Luis Capon fazendo os tentos Colchoneros.

Nas quartas de final, mais uma vitória fora salvou o Atlético de Madrid. O time fez 2 X 0, com gols de Luis Aragones e Jose Eulogio Garate, no Estrela Vermelha da Iugoslávia, em Belgrado e com um empate sem gols no Vicente Calderón alcançou as semi-finais. Os Colchoneros encarariam o Celtic, que havia passado após dois duelos muito disputados, pelo Basel da Suíça nas quartas de final.

O Atlético foi ao Celtic Park disposto à pelo menos empatar. O jogo foi muito tenso, e terminou 0 x 0, com quebra-quebra após a bola parar de rolar. O Resultado foi bom para os Colchoneros no entanto, que com gols de Garate e Adelardo, venceram na Espanha e alcançaram a sua primeira, e até hoje única Final de Copa dos Campeões da História.



Bayern de Munique  e Atlético de Madrid se enfrentaram no Heysel Stadium, em Bruxelas. A Final deveria ser decidida em um jogo só, que foi marcado por muita tensão e nervosismo. O jogo terminou com um 0 x 0 no tempo normal. O jogo foi para a prorrogação.


Após algumas chances do Bayern de Munique, o Atlético de Madrid foi quem saiu na frente: Luis Aragonés marcou o gol que parecia dar a mais importante Taça da Europa para os Colchoneros. No entanto, faltando alguns segundos para o Fim da partida, Georg Schwarzenbeck de maneira dramática para o Bayern de Munique.

Como não havia disputada de pênaltis na época, teriamos um jogo extra para definir o Campeão Europeu de 1974. Dois dias depois, as equipas voltaram para o mesmo estádio, para a decisão. O Atlético estava  sem seu meio-campista volante Irureta e parecia mais desgastado que o Time do Bayern de Munique, muito bem preparado Fisicamente. Além de tudo, os Bávaros souberam controlar melhor o jogo. Beckenbauer deu um Show, sendo um verdadeiro maestro, e comandando o banho, Físico e Técnico do Gigante da Baviera. O Bayern aplicou uma goleada de 4 a 0, contando com dois gols de Gerd Müller ( aos 58 e aos 71 minutos ) e dois de Hoeneß ( aos 29 e aos 83 minutos ). Era a primeira vez que um time alemão conquistava a Taça da Copa dos Campeões, que seria levantada pelo Capitão Franz Beckenbauer.

Neste mesmo ano, a seleção Alemã, com vários jogadores do Bayern de Munique, como Beckenbauer, Maier, Schwarzenbeck, Breitner, Hoeness e Muller se sagrou Campeã da Copa do Mundo de 1974. Era o Começo de um Time que marcaria na História da Copa dos Campeões, e de todo o Futebol Mundial.

Uma Curiosidade, é que alguns meses depois, o craque deste Atlético de Madrid, Luis Aragonés, assumiu o comando Técnico da equipe.



Vídeo da Final:







Ficha Técnica:


Final - Copa dos Campeões 1973-1974 - Bayern de Munique 1×1 Atlético de Madrid (primeiro Jogo)


Local: Heysel, Bruxelas
Árbitro: Vital Loraux (Bélgica)

Gol: Aragones 109 ( Atlético de Madrid ); Schwarzenbeck 119 ( Bayern)



Bayern de Munique 4×0 Atlético de Madrid (partida de desempate)



Local : Heysel, Bruxelas

Árbitro: Alfred Delcourt (Bélgica)

Gols: Hoeneß 28' e aos 83' ; Müller aos 58' e aos 71'.

COMMENTS

Nome

Ajax Alemanha Anderlecht Antonie Griezmann Apoel Argentina Arsenal artilharia Champions League 2016/17 Astana Aston Villa Athletic Bilbao Atlético de Madrid Atlético de Madrid x Real Madrid - La Liga 2016-2016 - Prognóstico Áustria Barcelona Barcelona x Manchester City (19/10/2016) - Champions League 2016/17 - Prognóstico Horário e TV Barcelona x Manchester City (1º/11/2016) - Champions League 2016/17 - Prognóstico Horário e TV Basel BATE Borisov Bayer Leverkusen Bayern de Munique Bayern de Munique x PSV Bayern de Munique x PSV jogo ao vivo Bélgica Benfica Besiktas Bétis Boavista Boca Juniors Bola de Ouro Bola de Ouro 2016 Borussia Dortmund Borussia Mönchengladbach Bournemouth Braga Brasil Brasil x Argentina (10/11/2016) - Eliminatórias para a Copa do Mundo 2018 - Prognóstico Bundesliga Burnley Campeonato Espanhol Campeonato Italiano Cartola FC Cartola FC 33 Rodada Cartola FC 33ª Rodada Cartola FC 36º rodada Cartola FC 37º rodada Cartola FC Dicas Cartola FC Dicas 33 Rodada Cartola FC dicas para a 34° rodada Cartola FC Dicas Pontuação Pontos Celta de Vigo Celtic Champions League Champions League 2016/17: artilheiros e líderes de assistências Chelsea Chile Chuteira de Ouro Club Brugge Copa da UEFA Copa das Confederações 2017 Copa do Mundo Copa do Mundo 2014 Copa do Mundo 2018 Copa do Mundo de Futebol Feminino Costa do Marfim Cristiano Ronaldo Croácia CSKA Moscou CSKA Sofia Deportivo La Coruña Destaques Dicas Cartola Rodada 31 Dicas Cartola Rodada 32 Dicas Cartola Rodada 33 Diego Costa Diego Simeone Dinamo de Kiev Dínamo de Kiev Dínamo Kiev Dinamo Moscou Dínamo Zagreb Eintracht Braunschweig Eintracht Frankfurt Eliminatórias da Copa do Mundo 2018 Eredivisie Eslováquia Espanha Espanyol Esquadrões Alternativos Estrela Vermelha Euro Euro 2004 Euro 2008 Euro 2012 Euro 2016 Euro 2020 Europa League Europeu Sub-19 Everton Fenerbahçe Ferencváros Feyenoord FIFA FIFA 17 Final da Champions League 2016 finalistas da Bola de Ouro 2016 Fiorentina França Francesco Totti Futebol Europeu Futebol feminino Futsal Galatasaray Gareth Bale Gent Getafe Golden Boy 2016 Goteborg Granada Grandes Times Grécia Grêmio x Inter Grenal 411 Guia da Champions League 2015-2016 Guia da Champions League 2016-2017 Guia da Copa do Mundo 2014 Guia da Euro 2016 Hamburgo Hibernians História Hoffenheim Holanda hora Horário e TV Hull City Hungria Inglaterra Internazionale Ipswich Town Irã Irlanda do Norte Islândia Itália Jogos Olímpicos Rio-2016 José Mourinho Juventus La Liga Las Palmas Lazio Legia Varsóvia Leicester Lendas Levski Sofia Libertadores Liga dos Campeões Liga dos Campeões da Europa Liga Europa Ligue 1 Lille Lincoln Red Imps Lionel Messi Liverpool Liverpool x Manchester United (17/10/2016) - Premier League - Prognóstico Horário Ludogorets Luis Suárez Lyon Maccabi Tel Aviv Madrid Málaga Malmö Manchester City Manchester City x Barcelona (1°/11/2016) - Prognóstico Horário e TV Manchester United Manuel Neuer Maribor Mesut Özil Middlesbrough Midtjylland Milan Mitar Cartola FC Rodada 33 MLS Monaco Mundial de Clubes Mundial Sub-17 Napoli Newcastle Neymar Nice Nigéria Norwich Notthingham Forest Novo nome melhor do Mundo da FIFA Novo nome melhor jogador do mundo FIFA Olimpiacos Olimpique de Marselha País de Gales Panathinaikos Paris Saint-Germain Parma Partizan Pep Guardiola Polônia Porto Portugal Premier League Premier League 2016/17: Resultados e classificação Prêmio Bola de Ouro muda de nome Prêmio Puskás 2016 PSV Rangers Rayo Vallecano RB Leipzig Real Madrid Real Sociedad Rivalidades River Plate Robert Lewandowski Roma Romênia Rostov Rubin Kazan Rússia Salzburg Sampdoria Schalke 04 Sergio Aguero Sergio Ramos Sevilla Shakhtar Donetsk Sion Southampton Sparta Praga Sporting Sporting Gijon Stade Reims Standard Liège Steua Bucarest Steven Gerrard Stoke City Suécia Suíça Sunderland Supercopa da UEFA Swansea Tabela da Champions League 2016-2017 The Best Football Awards Thierry Henry Time do ano da UEFA 2016: Confira quem são os indicados Todos os Campeões brasileiros Todos os Campeões da Libertadores Todos os Campeões do Campeonato Brasileiro Torino Tottenham Turquia TV e data Ucrânia Udinese Ujpést Últimas notícias Valencia Van Basten Venezuela Villarreal Werder Bremen Wereder Bremen West Ham Wolfsburg Women's Champions League Youth League Zenit Zinedine Zidane Zlatan Ibrahimovic
false
ltr
item
Futebol Europeu: Copa dos Campeões 1973-1974: A Final épica entre Bayern e Atlético
Copa dos Campeões 1973-1974: A Final épica entre Bayern e Atlético
Copa dos Campeões 1973/1974 : Bayern de Munique 1973/1974 : Bayern de Munique : Bayern de Munique X Atlético de Madrid na Final Histórica
https://2.bp.blogspot.com/-GTMDO7znJmA/U1ZqxR-zLTI/AAAAAAAABVo/RJ0jiEk2HnU/s640/1974-bayern.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-GTMDO7znJmA/U1ZqxR-zLTI/AAAAAAAABVo/RJ0jiEk2HnU/s72-c/1974-bayern.jpg
Futebol Europeu
http://www.futeboleuropeu.com.br/2014/12/copa-dos-campeoes-1973-1974-bayern-de-munique.html
http://www.futeboleuropeu.com.br/
http://www.futeboleuropeu.com.br/
http://www.futeboleuropeu.com.br/2014/12/copa-dos-campeoes-1973-1974-bayern-de-munique.html
true
9050396110684777584
UTF-8
Não foram encontrados posts Veja tudo Leia mais Responda Cancelar resposta Delete Por Home Páginas Posts Veja tudo Recomendado para Você Assunto Arquivo SEARCH Todas as matérias Não foi possível encontrar resultados Back Home Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais que 5 semanas atrás Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para Acessar Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não foi ´possível copiar os códigos