Últimas notícias

Últimas notícias

Champions League

Liga Europa

História

1981/82: Withe brings Villa glory



Champions League 1981-1982: Aston Villa Campeão



Eram tempos de domínio Inglês na UEFA Champions League. E a temporada de 1981/82 veria mais um time da terra da rainha como campeão Europeu: o Aston Villa. O time de Birmingham ganhou o título do campeonato Inglês em 1981, surpreendendo o Ipswich Town, que era o favorito, e fez história também na Europa. Muito bem treinado por Ron Saunders, o time contava com craques como Tony Morley, o meio-campista Dennis Mortimer e o goleirão Jimmy Rimmer.


Quem entrou com o favoritismo na competição, no entanto, foi outro time Inglês: o Liverpool. Os Reds eram os atuais campeões, e  vinham de uma seqüência de três títulos em cinco anos, só interrompidos por um bicampeonato do Nottinghan Forest em 79 e 80. Mas a equipe da cidade dos Beatles pararia no meio do caminho, sendo eliminada pelo surpreendente CSKA Sofia, da Bulgária, nas quartas de final. Os Búlgaros já haviam eliminado também a Real Sociedad, em uma etapa anterior a esta.


Já os Villages, iniciaram a campanha eliminando o Valur da Islândia, goleando por 5 X 0 em casa e fazendo 2 X 0 fora. A segunda fase seria bem mais complicada. O time venceu o Dynamo Berlin por 2 X 1 fora, com gols de Morley, mas acabou perdendo por 1 X 0 em casa. Menos mal que avançou no placar agregado.


Nas quartas de final, o Aston Villa eliminou o Dinamo Kiev, com um 0 X 0 fora e um 2 X 0 em casa, gols de Shaw e McNaught. Na Semi-final, o time inglês passou pelo Anderlecht da Bélgica, após vencer por 1 X 0 em casa (gol de Morley ) e empatar em 0 X 0 na Bélgica.

Na Final, o Aston Villa enfrentou o poderoso e temido Bayern de Munique, de Augenthaler, Hoenness, Paul Breitner e Rummenigge.A Final aconteceu em Roterdã na Holanda, em uma noite quente e úmida. A partida teve logo aos oito minutos, o goleiro Jimmy Rimmer do aston Villa se machucando , e sendo substituído por Nigel Spink. Tentando se valer disto, o Bayern acabou buscando pressionar o jovem e inexperiente goleiro, mas Spink acabou se mantendo frio e fez defesas importantes, em lances de Dürnberger e Rummenigge logo no primeiro tempo.

Champions League 1981-1982: Aston Villa Campeão



Aos 66 minutos, Gary Shaw encontrou Tony Morley correndo pela ala esquerda. Morley fez um cruzamento rasteiro para a área onde encontrou Withe, não marcado, que mandou a bola para o fundo do gol, abrindo o placar para o Aston Villa. O Bayern criaria muito pouco no restante do jogo, e só conseguiria um gol com Hoeness, que acabaria anulado. O jovem goleiro Nigel Spink seguraria o resto, dando o até hoje único título de Campeão Europeu para o Aston Villa, e mantendo o domínio inglês na competição.



Ficha Técnica :

Final da Copa dos Campeões de 1982 - Aston Villa 1 x 0 Bayern de Munique



Escalações

Aston Villa: Rimmer, Swain, McNaught, Evans, Williams, Mortimer , Cowans, Bremner, Withe, Shaw, Morley

Bayern de Munique : Muller, Dremmler, Augenthaler, Weiner, Horsmann, Durnberger, Kraus , Breitner, Mathy , Rummaging , Hoeness .

Gol: Withe



«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Post a Comment


Top