Últimas notícias

Últimas notícias

Champions League

Liga Europa

História

Copa dos Campeões 1984-1985 : Juventus conquista seu primeiro Título

Copa dos Campeões 1984-1985: Juventus conquista seu primeiro Título


Desde o começo da Liga dos Campeões, ou Copa dos Campeões da Europa como se chamava na época da temporada 1984/85, já havia uma certeza: o campeão, ou seria o Liverpool, que vinha de quatro títulos em sete anos ou a Juventus, o time que mais gastava dinheiro na Europa naquela época.

Com uma campanha avassaladora, a Juve eliminou o Ilves da Finlândia (vitórias por 0 x 0 e 2 x 1), o Grasshopper da Suíça (vitórias por 2 x 0 e 4 x 2) e nas quartas de final, o Sparta Praga da Republica Theca, que dos três foi quem mais deu trabalho. Tardelli, Rossi e Briaschi marcaram na vitória da Juventus na Itália, que mesmo perdendo por 1 a 0 na volta, avançou às semifinais.


O adversário da semifinal, porém seria o forte time do Bordeaux. A vitória na Itália por 3 a 0 em casa, com gols de Boniek, Briaschi e Platini classificou a Veccia Signora, que levou um sufoco e 2 a 0 na França, mas conseguiu chegar à final. 

O adversário da final, como esperado, seria o Liverpool, que havia eliminado Lech Poznán (POL), Benfica (POR), Austria Viena (AUT) e Panathinaikos (GRE) para chegar à decisão. O Jogo teria Vitória Italiana por 1 X 0, com gol de pênalti de Platini, mas o pós-jogo ficou marcado por um dos episódios mais tristes da história do Futebol: a Tragédia de Heysel. Um grupo de hooligans provocou a queda de um alambrado e matou 39 torcedores da Juventus. Este episódio atrapalharia muito o clube e os times ingleses em si: foram seis anos de banimento do Liverpool e cinco de times da Terra da rainha.


A Juventus comemorou, mas foi uma comemoração triste. O time ganhava a “The UEFA Plaque”, dada pelo fato de ter sido a primeira equipe a vencer os três títulos mais importantes da UEFA: Copa dos Campeões (Hoje Liga dos Campeões), Copa UEFA ( Hoje Liga Europa) e a Recopa Européia (atualmente extinta). Mas via vários de seus torcedores mortos.


Ficha Técnica :

Final - Copa dos Campeões 1984-1985 : Juventus 1 X 0 Liverpool

Estádio: Heysel (Bruxelas, Bélgica)

Público: 58.000
Gol: Platini aos 56 minutos .
Juventus: Tacconi; Favero, Cabrini, Brio, Scirea; Bonini, Platini, Tardelli; Briaschi (Prandelli), Rossi (Vignola), Boniek – Técnico: Giovanni Trapattoni
Liverpool: Grobbelaar; Neal, Beglin, Lawrenson (Gillespie), Hansen; Nicol, Dalglish, Whelan, Wark; Rush, Walsh (Johnson) – Técnico: Joe Fagan


«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Post a Comment


Top