Copa dos Campeões 1979-1980: Nottingham Forest é bicampeão Europeu!

Copa dos Campeões 1979-1980 : Nottingham Forest  Nottingham Forest

Não bastou para o Nottinghan Forest surpreender na temporada 1978/79. O time repetiu a dose na temporada 1979/80. O time começaria com força total esta Liga dos campeões, e eliminaria o Öster, da Suécia, o Arges Pitesti, da Romênia, o Dynamo Berlin, da Alemanha Oriental, nas três primeiras Fases. Nas semi-finais, o adversário seria, ninguém mais, ninguém menos, que o poderoso Ajax, o time que encantava o mundo com o carrossel e suas três Ligas dos Campeões vencidas de maneira consecutiva entre 1971 e 1973. Tudo bem, alguns dos principais jogadores da equipe holandesa já haviam saído, mas não da para menosprezar o feito dos ingleses. No primeiro jogo, na Inglaterra, vitória do Forest por 2 a 0. Na volta, o Ajax venceu por 1 X 0, não o suficiente para tirar o Forest da final.



Image



Na final, o adversário seria o Hamburgo, cheio de jogadores da seleção alemã. Após um jogo muito disputado, o Forest acabou vencendo por 1 X 0, com gol de John Robertson. Era o bicampeonato do surpreendente time inglês, que entrava para a história do futebol, mesmo que num futuro próximo, a equipe entrasse numa incrível decadência, quase inexplicável para um campeão da UEFA Champions League.







Um dos destaques desta Copa dos campeões 1979-1980, foi o confronto, ainda na primeira fase, entre o Dundalk, da Irlanda, contra o Linfield, da Irlanda do Norte. O confronto ficou marcado pelas confusões fora de campo e os conflitos, dada a rivalidade entre os dois países. Foi o episódio mais triste desta edição.



Ficha Técnica:


Final - 
Copa dos Campeões 1979-1980 :  Nottingham Forest  1 x 0 Hamburgo 
Nottingham Forest: Shilton; Anderson, Lloyd, Burns, Gray (Gunn), O'Neill, (Mc Govern), Mills (O'Hare), Bowyer, Birtles, Robertson 
Hamburgo SV: Kargus, Kaltz, Nogly , Jakobs, Buljan, Hieronymus (Hrubesch), Magath, Memering, Reimann, Keegan, Milewski

Árbitro: António Garrido (Portugal)

Local: Santiago Bernabéu, Madrid, Espanha

Artilheiro desta edição: Søren Lerby (Ajax) – 10 gols


Tecnologia do Blogger.