Últimas notícias

Últimas notícias

Champions League

Liga Europa

História

Bayern de Munique Champions League 2014 - 2015


Após conquistar a edição da temporada 1973-1974, o Bayern buscava na temporada 1974/75 o seu segundo título da Copa dos Campeões. A Itália não teve participantes nesta edição, já que a Lazio que era a atual campeã do país, foi proibida de participar da competição, graças à incidentes em uma partida válida pela Copa da UEFA na temporada anterior. Com isto, a maior preocupação para o Gigante da Baviera, passava a ser os ex-Campeões Feyenoord e Celtic, bem como os campeões ingleses do Leeds United e os campeões espanhóis do Barcelona, que aliás retornava à competição após 13 anos.

O Bayern de Munique começou sua defesa com um empate contra o FC Magdeburg da Alemanha Oriental. Poucos meses, antes a Alemanha Oriental havia surpreendido a Ocidental na fase de grupos da Copa do Mundo, então já é possível imaginar a carga que teve este jogo. Os  Bávaros até levaram um susto e saíram perdendo no jogo de ida, mas foram salvos por uma grande atuação de Gerd Muller, que marcou duas vezes no segundo tempo, e virou o jogo para 3 X 2 à favor do Bayern. No jogo de volta, novamente Muller brilhou com dois gols, e o Bayern conseguiu uma grande vitória por 2x1, e um lugar nas quartas -de-final.

Entretanto, nem tudo estava bem na vida do Bayern. Apesar de ser o atual campeão europeu, o clube sofria com vários conflitos internos. As tensões entre os jogadores e a comissão técnica já tinham feito Paul Breitner ir para o Real Madrid e em seguida, no mês de janeiro, o técnico Udo Lattek renunciar ao cargo. Em seu lugar veio o treinador Dettmar Cramer.

O Leeds também tinha experimentado tal tumulto apenas alguns meses antes. No verão de 1974, Don Revie, o homem que ao longo de 10 anos tinha guiado o clube da segunda divisão à ser campeão da nacional, e a participar da Copa dos Campeões, acabou assumindo o comando da seleção da Inglaterra. Em seu lugar veio o competente e altamente controverso Brian Clough. O estilo de Clough, no entanto, não foi do agrado dos jogadores do Leeds, e ele foi forçado a sair depois de apenas 44 dias no cargo, para ser substituído por Jimmy Armfield. Sob a orientação de Armfield, o Leeds chegou entre os oito melhores, mas só depois de uma partida movimentada na Hungria contra o Ujpest Dozsa. Os ingleses venceram por 2 X 1 na Cortina de Ferro, e golearam por 3 X 0 na Inglaterra.




Nas quartas de final, o Leeds eliminou o Anderlecht, com uma goleada por 3 X 0 em casa e uma vitória por 1 X 0 na Bélgica. Nesta mesma fase, o o Bayern eliminou o Ararat Yerevan, com um 2 X 0 na Alemanha, com gols de Hoeness e Torstensson, e uma derrota por 1 X 0 na União Soviética. Barcelona e Saint-Étienne foram as outras duas equipes que alcançaram as semi-finais.




Nas semifinais, os espanhóis encararam os ingleses, e os alemães enfrentaram os franceses. O Leeds acabou eliminando o Barcelona, com uma vitória em casa por 2 X 1 e um empate fora em 1 X 1, se garantindo na final, para enfrentar o Bayern, que empatou em 0 x 0 com o Saint Etienne na França, e venceu por 2 X 0 na Alemanha.


Vídeo da Final

A final desta temporada marcava o aniversário de 20 anos da competição, e a UEFA decidiu realiza-la em Paris, palco de primeiro triunfo do Real Madrid em 1956. O jogo foi um dos mais polêmicos da história, sendo cheio de violência por parte dos ingleses, dentro e fora de campo, e erros de arbitragem. Menos mal que o Bayern conseguiu vencer por 2 X 0, e se sagrar bicampeão Europeu.

Copa dos Campeões 1974-1975: Bayern de Munique

Ficha Técnica

Final - Copa dos Campeões 1974-1975 - Bayern de Munique 2×0 Leeds United

Escalações:

Bayern de Munique: Maier; Andersson, Dürnberger, Schwarzenbeck e Beckenbauer; Roth, Torstensson e Zobel; Gerd Müller, Uli Hoeness e Kapellmann. Técnico: Dettmar Cramer
Leeds United: Stewart, Reaney, Madeley, Hunter, F.Gray, Bremner, Giles, Yorath (E.Gray), Lorimer, Jordan, Clarke.
Gols: Roth 71' e Müller 81'
Local: Parc des Princes, Paris
Árbitro: Michel Kitabdjian (França)

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Post a Comment


Top