Últimas notícias

Últimas notícias

Champions League

Liga Europa

História



Copa dos Campeões 1955-1956: A primeira Liga dos Campeões da UEFA da História



O jornalista francês Gabriel Hanot, editor do jornal francês L´Équipe, tinha a idéia de que a Europa deveria ter uma competição continental entre clubes, onde os melhores times do continente pudessem medir forças entre si , determinando quem era o melhor. Após algumas negativas por parte da UEFA, Hanot foi até o presidente do Real Madrid, Santiago Bernabeú, convence-lo da importância da criação de uma Liga dos Campeões nacionais da Europa.


Sabedor do esquadrão que o Real Madrid tinha, com grandes chances de sair vencedor, Santiago Bernabéu, conseguiu convencer a UEFA a organizar uma competição oficial com os campeões dos principais países do continente. Foi criada então, em 1955, a Copa dos Campeões Europeus, que receberia na década de 1990 o nome de UEFA Champions League, a competição que tanto amamos.


No dia de abril de 1955, os sonhos começaram a se realizar, em uma reunião em Paris. Estavam presentes representantes dos 16 clubes campeões dos 16 campeonatos mais importantes da Europa. Eram eles: o Servette da Suíça, o Real Madrid da Espanha, o Sporting de Portugal, o Partizan da Iugoslávia, Rapid Viena da Áustria, PSV da Holanda, Milan da Itália, Saarbrucken de Sarre, Rot Weiss da Alemanha, Hibernian da Escócia, Djurgardens da Suécia, Chelsea da Inglaterra, Voros da Hungria, Anderlecht da Bélgica, AGF da Dinamarca e Stade Reims da França. Proibido de participar pela FA, o Chelsea posteriormente deu lugar ao Gwardia Varsóvia da Polônia. A primeira equipe inglesa a disputar a Copa dos Campeões da Europa seria o Manchester United, na segunda edição.

A competição idealizada pelo L'Equipe, se iniciou em setembro de 1955, após a aprovação congresso da UEFA, que durou dois dias (2 e 3 de abril). O primeiro jogo da Taça dos Clubes Campeões Europeus aconteceu na cidade de Lisboa. O jogo contou com o Sporting, clube mandante, empatando em 3 a 3 com o Partizan. A equipe Iugoslava venceu o segundo jogo em Belgrado por 5 a 2 na volta , e se classificou para a segunda fase.

A primeira edição do torneio teve a sua final na França, no estádio Parc des Princes, em Paris. O campeonato foi todo disputado em mata-mata, e teve em sua final, o Real Madrid como Campeão. Os merengues derrotaram o forte time do Stade Reims, campeão da Ligue 1 da França por 4 X 3 na final, em atuação emblemática de um dos maiores gênios da história do futebol, Alfredo Di Stéfano, para ficar com a taça da Copa dos Campeões em sua primeira edição.



Vídeo Histórico da primeira final de Copa dos Campeões:


 


Ficha Técnica da Final


Copa dos Campeões 1955-1956 - Final (Paris)


Real Madrid 4 X 3 Stade de Reims


Real Madrid:
 Alonso, Atienza, Marquitos, Lesmes, Munoz (capt), Zarraga, Joseito, Marsal, Di Stefano, Rial , Gento


Stade de Reims: Jacquet, Zimny, Jonquet (capt), Giraudo, Leblond, Siatka, Hidalgo, Glovacki, Kopa, Bliard, Templin


GolsRial 2x, Di Stefano, Marquitos (Real Madrid) ; Leblond, Templin, Hidalgo (Reims)

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Top