Últimas notícias

Últimas notícias

Champions League

Liga Europa

História




Ruud Gullit foi do tipo de jogador que se destacou desde cedo. Filho de pai Holandês e mãe do Suriname, não foi contratado pelo Ajax ainda na base por conta da sua ascendência. Por isto mesmo, começou a sua carreira no Haarlem, aonde se tornou o jogador mais jovem a estrear na Eredivisie, com apenas 16 anos. Um ano depois, Gulli foi eleito o melhor jogador da segunda divisão Holandesa, e na outra temporada levou o Haarlem ao quarto lugar da Eredivisie, o suficiente para alavancar a sua carreira.

Enfim, Gulit teve a sua primeira chance em um clube grande aos 20 anos, quando chegou ao Feyenoord, e foi treinado por  Johan Cruyff. Logo em sua primeira temporada em Roterdã, a 1983-84, Gullit conquistou a Copa da Holanda e a Eredivisie e foi eleito o jogador do ano na Holanda.

Ainda passaria pelo PSV, onde foi bicampeão holandês. Multifuncional, começou a carreira como zagueiro, mas aos poucos foi sendo adiantado até virar atacante.

Em 1987, transferiu-se para o Milan, por um valor recorde na época (£ 6.500.000). No Rossonero , foi Campeão da Copa dos Campeões Europeus em 1989 e 1990. Em 1987, ganhou a Bola de Ouro. Gullit também foi capitão da Holanda na conquista da Europa de 1988.Em 66 jogos pela seleção de seu país, marcou 16 gols.

Já no final da carreira, após uma passagem pela Sampdoria,  acumulou os cargos de treinador e jogador do Chelsea, e assim conquistou uma FA Cup. Na temporada seguinte virou só treinador, mas não conseguiu se consolidar como um grande técnico. Nada que, apague tudo o que ele fez como atleta.

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Post a Comment


Top