Copa dos Campeões 1976-1977: O Primeiro Título do Liverpool



Até a metade da década de 1970, apenas uma equipe inglesa havia levantado o Troféu da Copa dos Campeões: O Manchester United, em 1968. Depois disto, um longo jejum marcou os clubes ingleses na maior competição Européia. Embora tivessem um bom desempenho na antiga taça das Feiras, os ingleses não vinham conseguindo competir com Italianos, alemães, holandeses, espanhóis e portugueses na maior competição da Europa.


Até que um grande esquadrão aparecesse para quebrar esta escrita, trazendo uma nova hegemonia para a Terra da rainha: o Liverpool. A história dos ingleses começou a mudar, quando Bob Paisley, que havia atuado entre 1939 e 1954 e tido uma grande identificação com a camisa do clube, assumiu o comando técnico da equipe. Isto aconteceu depois da saída de Bill Shankly, que se aposentou após passar 15 anos no comando do time. Ele havia tirado os reds da segunda divisão inglesa ainda nos primeiros anos em que passou lá, e era considerado também um ídolo no clube.


O Liverpool estreou na Liga dos Campeões de 1976-1977, com uma confortável vitória por 7-0 sobre o Crusaders. Na segunda fase, o clube perdeu o jogo de ida para o Trabzonspor por 1-0, mas com três gols nos primeiros 20 minutos do jogo de volta em Merseyside, conseguiu seu lugar nas quartas de final. O Liverpool, já começava à contar com a sorte de campeão: o Real Madrid, um dos times mais temidos da competição, por incidentes que haviam acontecido na edição anterior em jogo contra o Bayern, foi obrigado a mandar seu jogo contra o Club Brugge, em Málaga. Acabou só empatando, e depois de perder por 2 X 0 na Bélgica, foi eliminado. Outro forte adversário, o Torino, foi surpreendido pelo Borussia Moenchengladbach, que era na época o campeão da Bundesliga alemã, pelo segundo ano consecutivo. O Gladbach contava com jogadores como Berti Vogts, Jupp Heynckes, Rainer Bonhof e Uli Stielike em seu time. O outro time alemão que participava da competição, era o forte time do Bayern, que acabou surpreendido pelo Dinamo Kiev, e também deu adeus ao torneio de maneira precoce.


Voltando a campanha dos Reds, eles encaram nas quartas de final, outro dos melhores times da Europa na época: o Saint-Étienne, da França. Após perder fora de casa por 1 X 0, o Liverpool venceria por 3 X 1 em casa, com gols de Keegan e Ray Kennedy, e avançaria para as semifinais, onde com duas vitórias sobre o Zürich, (3 a 1 na Suíça e e 3 a 0 na Inglaterra) chegaria à final. O adversário seria o forte time do Borussia Mönchengladbach citado acima. Os Reds venceram por 3 X 1, com gols de McDermott, Smith e Neal. Simonsen descontaria para o Gladbach. Era o primeiro título do Liverpool na Liga dos Campeões, e o fim de um jejum incrível para os clubes ingleses.


Vídeo da Final:


 



Ficha Técnica


Image


Final - Copa dos Campeões 1977 - 1978 - Liverpool 3 x 1 Borussia Mönchengladbach 

Local: Stadio Olimpico, Roma (7,000 pessoas )

Árbitro: Robert Wurtz

Gols: McDermott aos 28', Smith aos 64' Neal aos 82' (Liverpool); Simonsen 52' (Borussia Mönchengladbach).

Tecnologia do Blogger.