Últimas notícias

Últimas notícias

Champions League

Liga Europa

História




Copa dos Campeões 1970-1971:  Ajax Campeão Europeu


No final dos anos 1960 e início da década de 1970, o estilo holandês de jogar bola, o chamado "futebol total" tornou-se um marco na história do esporte bretão, caracterizado na forma de jogar do Ajax daquele tempo.
Uma das primeiras demonstrações do poderio do Ajax para a o mundo foi na Liga dos Campeões de 1970/71. O clube estava louco para ser Campeão Europeu. Tudo porque o Feyenoord, um de seus maiores rivais, havia vencido anteriormente a competição. O time tinha que tinha a genialidade de Cruyff dentro de campo , e não decepcionou nem um pouco. Os holandeses passaram por 17 Nëntori Tirana, Basel, Celtic e Atlético de Madrid, até derrotar o Panathinaikos na Final, e levantar a taça da Copa dos Campeões de maneira inédita até então.
Um lembrete importante, é que pela primeira vez as disputas de penalidade como desempate foram inseridas no regulamento da UEFA Champions League. A primeira disputa foi em um confronto sensacional entre Everton e Borussia Mönchengladbach. O confronto terminou empatado em 2 x 2 no placar agregado. Joe Royle, do Everton, se tornou o primeiro jogador a perder um pênalti no desempate em jogos da Copa dos Campeões/UEFA Champions League. Mesmo assim, o goleiro dos Toffoes Andy Rankin foi herói, e o Everton conseguiu passar de fase. Caiu diante do Panathinaikos na etapa seguinte, no entanto.




Ficha Técnica da Final:
Ajax 2x0  Panathinaikos
Escalações :

Local: Wembley, Londres
Gols: Van Dijk  5'; Haan  87'

Árbitro: Jack Taylor (Inglaterra)

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Post a Comment


Top